Atualidades OGA Nº 10

06/08/2013

Cachoeira do Sul
Curitiba Norte 1
Curitiba Norte 2
Monte Negro 1
Monte Negro 2
Associação Beneficente Evangélica Maranata 1
Associação Beneficente Evangélica Maranata 2
Encontro Anual
Missão Criança 1 - antes
Missão Criança 1 - após
Missão Criança 2 - antes
Missão Criança 2 - após
Missão Criança 3 - antes
Missão Criança 3 - após
Missão Criança 4 - após
1 | 1
Ampliar

Editorial

Os meses de junho e julho foram marcados pelas manifestações de rua em praticamente todo o país, nas grandes e também em pequenas cidades. Era a expressão da inconformidade dos cidadãos com diversos aspectos da realidade política, social e econômica do País. Enquanto se paga altos impostos (nesses dias foi divulgado que de janeiro a maio o brasileiro só trabalhou para pagar impostos...), os serviço de saúde, educação, transporte, segurança são de baixíssima qualidade. Além disso, lideranças políticas, eleitas para zelar por essas áreas, parecem continuar surdas aos clamores das ruas. Esses acontecimentos surpreenderam não só nosso país, mas também muitas pessoas no exterior. Como OGA, fomos perguntados pelos parceiros da Alemanha o que estaria acontecendo em nosso país, o que isso significaria e como a Igreja se posicionaria diante desses acontecimentos. A Presidência da IECLB emitiu um manifesto que foi repassado para esses nossos parceiros. Como sociedade e como Igreja nós só podemos nos alegrar com as manifestações de inconformidade, lamentando os excessos de alguns grupos. Fiquemos atentos e engajados na colocação de sinais do Reino, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, mais humano, mais solidário.
Diretoria
A Diretoria da OGA esteve reunida no dia 18 de julho pela manhã, antes do encontro dos representantes sinodais. Como sempre ocorre na reunião de julho, o assunto principal foi a análise dos projetos que deram entrada. Foi um grande número desta vez (15 ao total), dos quais puderam ser atendidos 12. Os demais não atendiam às diretrizes e, por isso, não puderam ser aprovados. Foram aprovados os seguintes projetos:
- Paróquia da Missão, Ponto de Pregação em Sooretama/ES, Sínodo Espírito Santo a Belém;
- Paróquia de Limeira/SP, Sínodo Sudeste;
- Paróquia de Garuva, Comunidade de Itapoá/SC, Sínodo Norte Catarinense;
- Comunidade de Joaçaba/SC e Comununidade de Saltinho/Paróquia de Maravilha/SC, Sínodo Uruguai;
- Comunidade de Mambuca Alta/Paróquia de Horizontina, Sínodo Noroeste Riograndense;
- Comunidade de Rolantinho/Paróquia de Rolante e Paróquia União em Montenegro, Sínodo Nordeste Gaúcho;
- Comunidade de Cachoeirinha, Sínodo Rio dos Sinos;
- Comunidade de Mal. Floriano/Paróquia de Venâncio Aires, Sínodo Centro-Campanha-Sul;
- Comunidades Jesus Salvador e Reconciliação da Paróquia de Cerro Grande do Sul, Sínodo Sul-Rio-Grandense.
Encontro de Representantes Sinodais
O encontro anual de Representantes Sinodais da OGA aconteceu nos dias 18 a 20 de julho, no Centro de Retiros da Casa Matriz, em São Leopoldo. Com exceção de um Sínodo, cuja representante esteve impedida de participar, todos estiveram representados, juntamente com os/as integrantes da Diretoria, o representante da Secretaria Geral, P. Mauro Schwalm, a representante da OASE, Sra. Dirce Shitkoski e o representante da LELUT, Sr. Ingo Strohschoen. Também não pode estar presente a representante da JE. A assembleia transcorreu normalmente com a apreciação de relatórios e análise de diversos aspectos do trabalho da OGA (Ação Confirmandos, material para as comunidades, divulgação, etc.). Além disso, foi aprovada a inclusão de um novo item nas diretrizes para concessão de auxílio: a possibilidade de ajuda para aquisição de terreno, desde que esteja prevista e já venha acompanhada a informação sobre o planejamento de construção. Em conexão com a assembleia, sempre ocorre o seminário de reflexão sobre uma temática relacionada com os objetivos da OGA. Assim, nesse encontro, o assunto era: trabalho para e com crianças. Desde o início, uma atividade muito importante da OGA era a coleta infantil. Crianças do culto infantil e do ensino confirmatório eram motivadas a “vender” figurinhas, angariando, assim, fundos para o trabalho de ajuda às comunidades necessitadas. Era uma forma de coletar dinheiro, mas, ao mesmo tempo e principalmente – como transpareceu no depoimento de diversas pessoas em um painel durante o seminário – a coleta infantil contribuía na formação na fé, na consciência de pertença e de envolvimento na igreja. Nos últimos anos, a OGA não tem mais nada a oferecer para as crianças. Temos para os jovens a Ação Confirmandos, que se consolidou no decorrer dos anos, podendo ser incrementada ainda mais. Mas o foco nas crianças precisa ser retomado. Com a assessoria das Catequistas Valéria Bock e Dirlane Witt e da Professora Denize Pinto, que desde o final do ano passado vem refletindo sobre o assunto, o grupo saiu fortalecido na convicção da importância de se investir no trabalho para e com crianças e tomou algumas decisões de encaminhamento: criar um personagem, à semelhança do mochileiro da Ação Confirmandos; participar na confecção do calendário de Advento que a Secretaria de Formação elabora junto com o Amigo das Crianças; buscar a parceria com a Rede Sinodal de Educação e a Editora Sinodal nesse desafio do trabalho com crianças. No próximo encontro, em julho de 2014, o assunto continuará na pauta da reflexão.

Ação Confirmandos

Curitiba – Norte

Os pais e jovens do Ensino Confirmatório 2013, motivados pelo auxílio prestado pela OGA – GAW, ao verem o belíssimo forro do novo templo, concluído, tiveram a iniciativa de programar e realizar uma “Noite de Sopas” para arrecadar fundos para a “Ação Confirmandos 2013”.
O encontro foi um sucesso em diversos sentidos. Houve a união dos pais para a doação dos ingredientes e nos preparativos de quatro tipos de sopas. Os convidados e familiares participaram com alegria no evento o que oportunizou um congraçamento sem igual, além de uma boa arrecadação no valor de R$1.085,00 (hum mil e oitenta e cinco reais).
Somos gratos a Deus pelo auxílio prestado à Comunidade e rogamos para que a Palavra de Deus seja divulgada e que o trabalho da OGA seja cada vez mais conhecido.

Cachoeira do Sul

Nos dias 14 e 15 de junho de 2013 realizou-se o Seminário dos Confirmandos da Comunidade Martim Lutero (Paróquia de Cachoeira do Sul), no Salão de Festas da Comunidade. Participaram os 21 confirmandos, juntamente com seus familiares, coordenados pelo Pastor Martin Dietz e a professora Angelice Scheffel.
A abertura do Seminário foi feita pelo presidente da Comunidade, Sr. José Rodrigues Voigt. A meditação inicial esteve a cargo do Pastor Martin, que falou sobre o lema da Igreja para este ano: SER, PARTICIPAR, TESTEMUNHAR: Eu vivo Comunidade.
A seguir, a Sra. Rejane Savegnago, inspetora da Polícia Civil, realizou palestra, que abordou o tema: “direitos, deveres, pais e filhos na fé”.

No dia 15 pela manhã, os confirmandos e os pais realizaram atividade de integração e foram, depois, divididos em grupos para estudos. Nesta tarefa, ocuparam-se com textos bíblicos: um oleiro diferente (Isaías 64.8); os discípulos a caminho de Emaús (Lc 24.13-35); a parábola do bom samaritano (Lc 10.25-37); a instituição da Santa Ceia (Lc 22.14-20); e a parábola do semeador (Mc 4.1-9,13-25). As conclusões foram apresentadas ao grande grupo através de cartazes, músicas, encenações e relatos.
O almoço contou com a presença dos demais familiares e destina-se a Ação Confirmandos 2013, na Trilha da Solidariedade, cuja renda se destina à OGA – Obra Gustavo Adolfo.

Montenegro

Amigos e amigas da OGA. Paz e bênção a todos vocês.
Semana passada estive aí levando a Ação Confirmand@s do 1º ano das comunidades de Campo de Meio e Santos Reis, aqui da Paróquia União de Montenegro. Estive aí pessoalmente e levei R$ 428.00 desta ação, coordenada pela orientadora Rosa Maria Kauer. Cada família doou um brinde e os mesmos foram revertidos em uma Ação entre Amigos (popular rifa) cujo sorteio aconteceu dia 22/06, após um culto na comunidade de Campo do Meio. Temos outra Ação planejada para novembro na comunidade de Santos Reis, pois nosso propósito é uma reflexão sobre a caminhada solidária como um dos principais objetivos da OGA . Um forte abraço a cada um e cada uma e que possamos construir sinais (visíveis) na vida de muitas pessoas. Com carinho, em Cristo, P. Hervig

Relato de quem recebeu ajuda da Ação Confirmandos 2012

Missão Criança Jardim Paraíso

Joinville, 18 de junho de 2013
“Grandes coisas têm feito o Senhor, por isso estamos alegres“
Com este versículo, quero saudá-lo e a toda a sua equipe da Obra Gustavo Adolfo.
Venho, por meio deste, relatar o que está sendo feito com o recurso da Campanha dos Confirmandos, destinado ao Projeto Missão Criança.
A primeira etapa está concluída. A sala de informática era usada também como brinquedoteca, sala de leitura, música, atividades em grupo, filmes, etc. Com a entrada de mais crianças no projeto, atualmente 40 por dia, percebeu-se a necessidade de espaços específicos. Assim, a brinquedoteca foi reformada, tornando o espaço mais amplo, criativo, convidativo e adaptado às necessidades que hoje temos. Esta reforma e adaptação estão concluídas (em anexo, as fotos do antes e depois).
Ficou um espaço muito aconchegante, alegre e prático. As crianças e nós da equipe técnica vibramos com o resultado.
A segunda etapa será a conclusão da sala de informática. A bancada para os computadores foi encomendada e provavelmente será entregue em Julho. Após a instalação da bancada, estaremos fazendo a instalação dos computadores com as telas de LCD 18,5”, fones de ouvido,caixas de som,mouses e o envio das imagens e relatório total para vocês.
Obrigado, Obra Gustavo Adolfo

IECLB – Selos

Uma das entidades apoiadas por IECLB-Selos no segundo semestre de 2012 foi a Associação Beneficente Evangélica Maranata, de Pelotas. A seguir, um resume do relato do que se faz com essa ajuda:

A ABEM, no final do ano de 2012, realizou as compras previstas no Subprojeto de Futebol com os recursos financeiros enviados pela IECLB SELOS....
A aquisição do fardamento e demais complementos teve um impacto muito positivo no Grupo de Futebol “Meninos da Fé” (nome escolhido pelos atletas), pois conferiu maior unidade ao grupo, elevação da autoestima devido ao uso de material novo e adequado, fortalecimento do sentimento de pertença, etc...
Pode-se inferir que a prática do futebol tem sido um meio eficaz para desenvolver aspectos importantes na vida dos participantes, entre os quais:
- ocupação do tempo ocioso, tendo como consequência o afastamento dos participantes das ruas;
- conhecer e lidar com várias pessoas e comportar-se segundo as regras sociais;
- tomada de decisões;
- preparação emocional para perdas e ganhos;
- domínio próprio e superação de limites;
- cooperação mútua.
A ABEM aproveita a oportunidade para manifestar os sinceros agradecimentos a IECLB Selos, pelos recursos financeiros disponibilizados para o Projeto de Futebol no bairro Navegantes.
 


Autor(a): Martin Volkmann
Âmbito: IECLB / Organismo: Obra Gustavo Adolfo - OGA
ID: 23645
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br