Através de Jesus somos libertos

02/02/2010


Aqui Jesus proclama, grita para quem quiser ouvir: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou”. Jesus fala da unidade entre ele e o Pai. Jesus é Deus visível entre as pessoas. O texto começa falando que em Jesus aparece o próprio Deus; também que em Jesus aparece a salvação e por fim, em Jesus aparece a obediência à Deus e a vida eterna.

Quem neste mundo perguntar por Deus o encontrará em Jesus e somente nele. Jesus é o próprio Deus no meio das pessoas. O próprio Deus se fez carne para iluminar o caminho da vida eterna. Em Jesus o próprio Deus se mostra e se revela como a luz que combate as trevas. A luz é a vida e as trevas são a morte e as suas expressões visíveis entre nós como a opressão e a exploração e a violência. Jesus veio para nos tirar das trevas do sofrimento e da opressão na qual vivemos. Assim, a partir da fé, vamos lutar contra tudo o que traz a dor, o sofrimento e a morte. A fé em Jesus nos conduz para fora das trevas nas quais o mundo está mergulhado. Só que no processo de nos libertar das trevas nos será posto a cruz nas costas, pois as trevas não querem que ninguém seja livre. Os mecanismos da morte que funcionam muito bem neste mundo vão resistir contra a nossa libertação. Tentaram impedir a concretização do reino de Deus na Sexta-feira Santa com a crucificação e morte de Jesus, mas Deus é mais poderoso que as trevas deste mundo e ele libertou Jesus da morte pela ressurreição do corpo na Páscoa. Isto Deus quer que aconteça conosco, nos libertar das trevas que nos prendem e não nos querem deixar viver uma vida digna e plena. Quem crê em Jesus vai pelo poder da fé ser liberto das trevas da exploração, da opressão a que o sistema deste mundo nos impõe. Esta é a salvação que aparece em Jesus. Esta salvação já acontece aqui e agora a partir de tudo que não nos deixa levar uma vida digna e plena. São coisas pequenas e grandes que nos prendem às trevas.

Assim como Deus libertou os escravos do Egito, assim a fé em Jesus nos vai animar na luta contra as escravidões de hoje e desta forma já iremos experimentar a libertação já agora. A salvação é algo concreto e real que já acontece com aqueles que crêem em Jesus. Mas, no processo de libertação também vai acontecer o que Jesus disse: pega a tua cruz e siga-me. Quem rejeitar a luz do mundo, que é Jesus, será julgado pela própria palavra que Jesus proferiu.

Jesus é a luz do mundo, é o Salvador. Por que? Porque as palavras que disse não eram dele. Foram ditas por ordem e em obediência ao Pai. O objetivo final da fé em Jesus e no reino de Deus é a vida eterna. Pela fé em Jesus já podemos experimentar esta libertação e felicidade da vida eterna aqui e agora na medida em que somos libertos das opressões a que o mundo nos quer prender, que hoje, entre outras, são as dinâmicas do sistema capitalista.


P. Günter A. Wolff
Condor - RS


Autor(a): Sínodo Planalto Rio-grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7732
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br