Atos 2.37-39
Pentecostes
A promessa: todos os que são batizados em nome de Jesus Cristo, recebem uma dádiva - o Espirito Santo. Isso vale para nós? Sim. Por que?
1) Porque acima de nossa fraqueza, acima de nossa pouca fé e confiança, encontra-se Jesus Cristo. Esse Cristo não se esquece de nós, nem nos despreza. Ele nos vê e nos aceita - assim como somos.
2) Porque o mesmo Jesus Cristo que morreu e ressuscitou por nós, não nos abandona em nenhuma hipótese. Ele nos dá essa dádiva.
3) Porque a mesma coisa que aconteceu no primeiro Pentecostes, continua a acontecer hoje. É a mesma promessa, a mesma dádiva do mesmo Espírito Santo - para os homens de todos os tempos e lugares.
* * *
Mas onde está a dádiva do Espírito Santo em nossas vidas? Às vezes somos cegos e surdos para as coisas, nesta vida. Seguidamente a dádiva está ao alcance de nossas mãos - mas somos ingratos ou simplesmente bobos - e nem vemos o presente.
Por isso, vamos aprender a ouvir e a ver. Vamos recordar alguma coisa sobre a dádiva do Espírito Santo.
* * *
1) Para muita gente, Espírito Santo é uma coisa complicada. Que é Espírito? A resposta da Bíblia: sopro, vento. Assim, como alcançamos alguém, nos comunicamos com alguém através da palavra (conduzida pelo sopro). A palavra invisível atinge o outro. E a Bíblia usa essa mesma palavra para dar nome a um imenso milagre: Deus atinge e encontra a cada um de nós, pobres e pequenos homens. Nós somos p6 (pedacinho de terra, de mundo). E Deus dá a vida a cada um - com um sopro.
O mesmo milagre: quando Deus fala e nos alcança.
No Evangelho João: recebam o Espirito Santo - e sopra sobre os discípulos. Exatamente o mesmo: Pentecoste.
2) Em Pentecostes fala-se pouco do Espirito Santo. Fala-se do que acontece quando ele sopra, quando ele age. E quando o Espirito é derramado sobre os apóstolos, eles começam a falar sobre o Cristo. O Espírito é nosso consolador, e quem nos ensina. Mas o Espírito nunca diz ou ensina outra coisa do que aquilo que Cristo já falou!
3) Em Pentecostes nasce a Igreja, o povo de Deus, o agrupa mento, a comunidade dos que se arrependeram, foram batizados e ficaram juntos, reunidos - aqueles que aceitaram o presente.
Que é a Igreja? É a reunião de pessoas para quem o presente de Deus se torna uma coisa tão necessária, indispensável e natural - como o ar que se respira. A dádiva do Espírito Santo torna-se uma coisa mais firme do que o chão em que se pisa. Toda pessoa precisa comer, beber e dormir. Isso é tão necessário para a vida como o Espirito Santo é necessário para a Igreja.
* * *
E agora - onde está a dádiva do Espirito Santo em nossa vida?
O equívoco: que se pode fazer para que aconteça conosco o mesmo que com os apóstolos?
Pergunta errada - respostas erradas.
Nós nada podemos fazer - os apóstolos também nada fizeram. A dádiva do Espírito Santo é presente de Deus! E Deus já nos deu essa dádiva.
Cristo já morreu e ressuscitou por nós. O Espírito Santo já foi derramado sobre toda a carne. Nós já somos batizados e filhos de Deus. Já pertencemos ao povo eleito dos que só vivem para maior glória de Deus.
Quer dizer: nós nem podemos mais ser outra coisa! Todas essas dádivas já são nossas, já estão ao alcance de nossas mãos. Deixemos de ser cegos, surdos, ingratos e bobos.
O sonho de estar sendo perseguido... Acordar: Apesar de toda a tentação, fraqueza e erros - Deus já deu seu presente, porque Ele - o Todo-poderoso - não se envergonha de ser nosso Pai, nosso Irmão, nosso Defensor.
Volte para Índice de Prédicas