No dia 18 de junho do ano passado, foram inauguradas três placas com a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos da Reforma Luterana na rotatória da Via Martim Lutero, no km 03, no Bairro dos Pires onde a fé luterana fincou raiz na cidade de Limeira, interior de São Paulo.
Representantes da Associação de Amigos do Bairro dos Pires, juntamente com as Comunidades de Confissão Luterana da IECLB no Bairro dos Pires e Limeira, as Congregações da IELB Cristo – Pires e Cristo Bom Pastor e a EMEIEF Martim Lutero, formaram uma comissão intitulada “Comissão dos 500 anos”. A primeira iniciativa foi o evento de junho de 2016 e nestes 500 dias a união entre associação, igrejas e escola, em parceria com a Prefeitura Municipal de Limeira, conseguiu para o Bairro um novo asfalto para boa parte da via principal, facilitando o escoamento da produção agrícola e também ao turismo rural, além de novas placas de sinalização e pinturas de novas faixas de segurança e colocação de quebra-molas.
Hoje, domingo, 01 de outubro, iniciamos o “Mês dos 500 anos da Reforma” com a reinauguração da rotatória principal do bairro, que fica exatamente entre as duas igrejas luteranas (IECLB e IELB). Na Via Martim Lutero a rotatória possui agora uma grande “Rosa de Lutero” medindo 10m de diâmetro em auto relevo. Também recebeu novo gramado, postes de iluminação e placas de descrição. Tudo isto é um esforço das instituições envolvidas, sobretudo da Associação dos Amigos do Bairro que financiou a maior parte da obra.
Esta rotatória, dentro de alguns dias, será “batizada” oficialmente de “Rotatória Catharina von Bora” em reconhecimento ao papel da esposa do reformador, que como mulher em seu tempo, teve importante presença e papel na vida familiar, na diaconia e, sobretudo, na Reforma Luterana. Embora Catharina não tenha escrito livros, celebrado cultos ou pregado à Palavra de Deus nos cultos, ela foi grande incentivadora para que seu esposo, Dr. Martin Luther, pudesse produzir inúmeros escritos e seguir em frente com todo o propósito da Reforma.
Estiveram presentes no ato de inauguração representando à IECLB, a Pastora Argéli Katiúsa Karsburg, o Pastor Marcio Simões da Costa, respectivamente Comunidade de Limeira e Bairro dos Pires; representando à IELB, os Pastores Gilson Persike e Osmar Schneider, respectivamente Congregação Bom Pastor – Limeira e Cristo – Pires; o presidente da Associação dos Amigos do Bairro dos Pires, sr. Vilmar Wasem, a diretora da EMEIEF Martim Lutero, sra. Diná Dibbern Fischer; o prefeito de Limeira, sr. Mário Botion, além do vice prefeito, vereadores e outras autoridades municipais, membros das comunidades e congregações luteranas, moradores do bairro e visitantes.
Até o final do mês estarão sendo realizadas outras atividades, como uma palestra num teatro central da cidade com exposição de banners sobre a Reforma Luterana; um trabalho junto à Escola Martim Lutero; o Dia da Igreja da União Paroquial Luterana na Região de Campinas; pronunciamento na Câmara de Vereadores de Limeira; Culto Festivo nas Comunidades (dia 29) e uma grande celebração (IECLB e IELB) intitulada “Festival Reforma 500 – Unidos em Cristo”, no dia 31 de outubro, num grande parque da cidade. Tudo está sendo divulgado nas principais mídias da cidade e região e o convite é extensivo a toda população.
Concluímos que, tudo tem funcionado tão bem nesta comissão, que optamos para que ela permaneça por mais um ano. Entre 31.10.2017 à 31.10.2018 teremos o “Ano dos 500 anos” onde outras iniciativas anteriormente sonhadas tentaremos colocar em prática. Que Deus abençoe estes festejos que para nós, temos plena consciência, que não são eventos para enaltecer Lutero, mas para louvar a Deus por ter usado Lutero e tantos outros reformadores e reformadoras na história de sua Igreja. Como herdeiros da Reforma, nos alegramos e jubilamos, mas também precisamos refletir e agir, pois agora são outros 500.