Assunto relevante e atual diz respeito à realidade do jovem na comunidade. São milhares confir-mados a cada ano. A maioria, no entanto, mantém distância ou vive de modo indiferente em relação à fé e à inserção na comunidade. A vivência da fé deixou de ser existencial. Por estas, entre outras razões, o assunto-eixo da XI Assembléia do Sínodo Norte Catarinense, em maio de 2008, será: JOVEM, ONDE ESTÁS?
São inúmeras as necessidades experimentadas pelo jovem a ponto de representarem um enorme desafio para obreiros/as e líderes nas comunidades. Quem são os jovens? O mosaico de respostas é amplo. Jovens são provocadores, cheios de curiosidade e ao mesmo tempo alegres e expansivos. Muitas vezes se manifestam incômodos, provocam, questionam valores na família, sociedade e igreja. Pegam a vida dos outros, podem ser sarcásticos, tentam revolucionar o mundo, querem que suas iniciativas sejam reconhecidas. O jovem carece sobretudo de parceiros coerentes e sensíveis, de ouvidos abertos e olhos perspicazes.
O trabalho entre jovens na IECLB se mantém por ações tradicionais e grupais. São instrumentos que motivam à integração a partir do fundamento da fé em Jesus Cristo. É tarefa da Igreja e de seus líderes trilharem os mesmos passos de Jesus, que reunia, integrava, facilitava a comunhão. Lideranças no trabalho com jovens tornam-se convincentes enquanto expressam de forma coerente suas próprias convicções de fé. Enquanto parceiros, jovens amadurecem, fazendo da fé um instrumento valioso em sua existência. É assim que fortalecem busca da própria identidade.
Líderes terão êxito se ouvirem os questionamentos do jovem e souberem conviver com novas leituras de valores. A intenção sinodal é permanecer em sintonia com o público jovem nas comunidades e fora dos seus muros!
Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
O Caminho - 04/2008