Assembleia Sinodal 2006

16/06/2006

Carta Mensagem

O Sínodo Mato Grosso rediscute o seu Plano de Ação

Missão não é assunto só de alguns poucos especialistas, mas de toda gente cristã.

Jesus Cristo diz: “Sereis minhas testemunhas” (At 1.8)

 

 No período de 16 a 18 de junho do corrente ano (2006), realizou-se a IX Assembléia Sinodal com a presença de todas as paróquias, dezoito, e a comunidade missionária de Santarém, na Casa de Retiro em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.
 A referida assembléia avaliou e reorientou o Plano de Ação Missionária, aprovado em 2000 na III Assembléia Sinodal. Após seis anos, muitos seminários de formação, muito investimento, mudanças de obreiros(as), troca de presbitérios, delegados, representantes, criação de paróquias e comunidade missionária de Santarém. A Assembléia Sinodal, através dos delegados, representantes e obreiros(as), avaliou, discutiu e reorientou a ação missionária para concretização do Plano de missão focando o item planejamento para formação e finanças que serão agora discutidos no âmbito das comunidades e paróquias para reenvio ao Sínodo Mato Grosso.

“Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a fé que vocês têm”.(1Pe 3.15).


IX ASSEMBLÉIA SINODAL
SÍNODO MATO GROSSO
CHAPADA DOS GUIMARÃES-MT
 

 

 

Na 9ª Assembléia do Sínodo Mato Grosso, os dois primeiros dias forma utilizadas pra a reflexão da missão no sínodo, olhando para elementos que ajudam e atrapalham os trabalhos, para que a partir destes elementos para que começasse a ser construído no domingo o plano de ação do Sínodo para os próximos dois anos.

O Pastor Presidente de nossa Igreja, Walter Altmann participou no sábado à noite, quando foram realizadas as eleições e também no domingo quando, em conjunto, foi definida a missão do sínodo: “A tarefa que recebemos de Deus é: Convidar todas as pessoas para conhecer a fé em Cristo, acolhê-las na vivência comunitária, para que sejam e permaneçam discípulas de Cristo, adorando a Deus e servindo ao próximo.”

Tendo em vista esta missão, foram estabelecidos objetivos para a desenvolvimento do trabalho, que serão enviados para as paróquias que deverão propor ações concretas para alcança-los e devolver suas propostas para o Sínodo, que estará reunindo e redistribuindo os os resultados. Os cinco objetivos definidos são:


1. Preparar pessoas para o acolhimento
2. Priorizar o trabalho com crianças e jovens
3. Criar e estimular grupos de estudos bíblicos
4. Priorizar a formação de membros considerando seus dons.
5. Conscientizar e sensibilizar para uma contribuição espontânea e proporcional, relacionando fé, gratidão e compromisso.

Diante destes resultados Altmann falou à Assembléia, dialogando acerca do momento atual da IECLB, a questão da unidade, a situação financeira, os impulsos à missão e edificação de comunidade. No culto de encerramento a pregação de Altmann foi baseada em Atos 1.6-11, lembrando o compromisso de testemunhar a mensagem cristã. E foi com este compromisso que foram instalados os eleitos na assembléia e também entregues os certificados de habilitação aos obreiros e obreiras do sínodo Mato Grosso.


Altmann com o grupo eleito na Assembléia do Sínodo Mato Grosso
O atual Pastor Sinodal, Lauri Becker, foi reeleito, tendo agora como vice a Diemuth Bauchspiess. O presidente do Sínodo, Ronald Celso Schwebel, de Lucas do Rio Verde, também foi reeleito. Para o Conselho da Igreja foi eleito Leonel Pinto, de Primavera do Leste.

Também o grupo definiu que nos próximos anos as assembléias do sínodo serão lideradas por mulheres, escolhendo Ema Cintra para presidir a assembléia, tendo com primeira e segunda vice, respectivamente Silvânia de Holanda e Íris Pedrotti. Serão delegados ao Concílio da Igreja Ronald Celso Schwebel, Zenaide Mayer e Paulo Kirsch – representando o Ministério Compartilhado.

Outra importante decisão da Assembléia foi a aprovação do Projeto Missionário de Gaúchos do Norte, ligado a Paróquia de Canarana, que deverá iniciar no segundo semestre.


Autor(a): Assembleia Sinodal
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 59012
REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br