Assembleia Sinodal 2002

02/05/2002

Mensagem às Comunidades

“Qual íntegra tripulação a Igreja deve estar,
pois, desunidos, estarão mui sós em alto mar.
Se cada um em seu lugar cumprir o seu dever,
Ao alvo certo irá chegar o barco sem temer.
Viaja a tripulação unida em fé e amor.
Pois sabem-se guiados já por bom navegador”.
(HPD 98.3)

É neste espírito de comunhão, harmonia e de troca de experiências que se realizou a V Assembléia Sinodal, nos dias 31/05 a 02/06/2002, na Casa de Retiros em Chapada dos Guimarães – MT.
Em resposta a gratuidade do amor de Deus por nós, a Assembléia Sinodal enfatizou o chamado que Cristo fez a seus discípulos: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de gente”. Mt 4.19.
Nesta pescaria a bússola que orienta o nosso barco – IECLB – é o Evangelho de Cristo, encontrado nas Sagradas Escrituras. Ter essa bússola não significa estar livre de vendavais no mar da vida, mas ela indica a direção por onde navegar e encontrar o porto seguro que é Deus.
Mesmo que este barco, humilde e pequeno, representa apenas 0,33% das pessoas do espaço geográfico do Sínodo Mato Grosso, ele tem capacidade para acolher ainda muita gente. A estrutura deste barco garante segurança aos que nele navegam, pois ele está revestindo pelo poder do Espírito Santo.
Esta pescaria quer acontecer sob dois enfoques: internamente, em nossas comunidades, onde queremos tecer redes juntos para lançá-las no trabalho com crianças, na visitação a famílias, com jovens, mulheres, homens e idosos; na formação de lideranças; na oração; no uso dos meios de comunicação; na criação de salas de estudo da palavra de Deus; e externamente, a partir da nossa convivência diária, lançar nossas redes de perseverança, acolhida, justiça, engajamento social, testemunho e perdão, amor e paz sobre nossos semelhantes.
Perguntou-se sobre quais instrumentos temos usado em nossa pesca. Usamos somente redes ou temos também a paciência e a humildade de pescar com um simples anzol? Quais atrativos temos usado? Qual é a nossa postura dentro do barco? Quem são os peixes que queremos pescar? Fizemos distinção? Sabemos pescar peixes que sejam diferentes de nós? O que acontece com os peixes rejeitados?
Falou-se também dos recursos que possuímos afim de navegarmos nos mares onde se encontram os peixes. Contribuir para o êxito da pesca é participar do projeto da missão de Deus. Neste sentido tem crescido a prática da contribuição proporcional livre e espontânea como ação de graças, como forma de se engajar e participar, descaracterizando a compreensão de pagamento por serviços prestados. Afim de auxiliar e coordenar na condução deste barco, foram eleitas as seguintes pessoas: P. Sinodal: Lauri R. Becker; P. Vice-Sinodal: Afonso Weimer; como Presidente da Assembléia: Iedo Koppenhagen e como presidente do Conselho: Silvania M. de Holanda Klein.
Reafirmou-se mais uma vez o Plano de Ação Comunidade Missionária, através do tema orientador da IECLB para o presente ano:
“Porque Deus nos amou primeiro” – coloquemos nossas mãos à obra.

Chapada dos Guimarães, 02 de maio de 2002
V Assembléia Sinodal do Sínodo Mato Grosso – IECLB
 


Autor(a): Assembleia Sinodal
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 59016
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br