Mensagem às comunidades
Constituímos a IV Assembléia Sinodal do Sínodo Mato Grosso. Estivemos reunidos, durante os dias 25 a 27 de Maio de 2001, na Casa de Retiros, em Chapada dos Guimarães, MT. Somos os membros do Conselho Sinodal, delegados e delegadas das paróquias, obreiros e obreiras atuantes no sínodo e representantes de campos de trabalho. Estiveram conosco convidados, entre eles, o Professor da Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo, RS, P. Ms. Martin Vollkmann.
O tema central da Assembléia foi o Plano de Ação Comunidade Missionária do Sínodo Mato Grosso. Ocupamo-nos com o tema, durante todo tempo. Os relatórios do Pastor Sinodal, das paróquias e dos campos de trabalho enfocaram o assunto de forma muito clara. Avaliamos a vida das comunidades com base no Plano de Ação, suas conseqüências, principais ênfases e dificuldades na concretização da Ação Missionária da comunidade. Foram dados testemunhos comoventes de engajamento missionário.
Mas, também, constatamos que temos dificuldades. Constatamos que há comunidades que ainda não perceberam que temos um plano de missão Sinodal que foi elaborado e aprovado em conjunto. Seus representantes analisaram, sugeriram e o aprovaram, na III Assembléia Sinodal. Mas parece que ainda não o assumiram p’ra valer. No geral, as coisas ainda não estão como poderiam estar, mas já estamos melhorando muito.
Todas e todos os membros da IECLB na área do Sínodo Mato Grosso estão sendo convidados e convocados para se engajarem na tarefa missionária, orando e participando das diversas tarefas a serem desenvolvidas pelas comunidades. O objetivo é construir Comunidade Missionária.
Queremos motivar-nos mutuamente a assumir o trabalho na missão. Missão é o sentido de vida da comunidade, porque nosso Deus é DEUS MISSIONÁRIO. Não somos nós que a realizamos, mas Deus a realiza através de nós, quando isso for de sua vontade.
O que acontece na Igreja (Comunidade, Paróquia, Sínodo e IECLB) nos diz respeito. Com isso nos ocupamos. Na Comunidade refletimos, avaliamos, planejamos, oramos, trabalhamos e estudamos de forma motivada, transparente e criativa. Vivemos em comunhão fraterna e testemunhamos com amor. Nossa tarefa é atender ao pedido de Jesus Cristo: “Ide, fazei discípulos..( Mt 28.19)...para que tenham vida em abundância” ( Jo 10.10). Acima de tudo, vivemos e confiamos na sua promessa que diz: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”( Mt 29.20). Nesta esperança edificamos comunidades.
Que Deus nos abençoe nesta caminhada.
Chapada dos Guimarães, MT, maio de 2001
IV ASSEMBLÉIA SINODAL DO SÍNODO MATO GROSSO - IECLB