Ascenção de Jesus Cristo

18/05/2023

Ascenção
Ascenção de Jesus Cristo
1 | 1
Ampliar

Bíblia fala em vários textos sobre a subida de Jesus ao céu. Porém três textos relatam este fato. No Evangelho de Marcos 16.19 diz: “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus”. O Evangelho de Lucas 24.50-51 relata: “E Jesus os levou para fora, até Betânia. E, ergando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava ele, ia-se retirando deles, sendo elevado ao céu”. E em Atos 1.9. diz: “Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”

A Ascensão de Jesus Cristo ao céu é celebrada no quadragésimo dia após a sua ressurreição e não significa a saída de Jesus deste mundo. A sua presença aqui como Senhor e Salvador permanece entre nós. Porém, com a sua ascensão, termina a sua missão aqui na terra e inicia a missão da Igreja, inspirada e animada pelo Espírito Santo.

Para entendermos para onde Jesus foi elevado a palavra “uma nuvem o encobriu” em Atos 1.9 nos ajuda muito. No Antigo Testamento, a “nuvem” simbolizava a presença imediata e majestosa de Deus (Êx 16.10). Portanto, a Ascensão de Jesus não se dá em direção às estrelas, mas vai para a presença do Pai, onde Ele se assenta a sua direita. Como lemos em Hebreus 9.24: “Porque Jesus não entrou em santuário feito por mãos humanas, (...) porém no próprio céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus”. Isto é, com a sua subida para o céu, Jesus leva consigo a nossa humanidade redimida diante de Deus, com o direito de participarmos da sua glória.

Ascensão não é ausência de Jesus deste mundo, mas sim, um novo modo de sua presença, através daqueles que Nele creem e que se dispõem a ser suas testemunhas. Isto é, o projeto de Deus continua através dos seguidores e seguidoras de Jesus, que serão, a partir de agora, o sujeito da missão de Deus neste mundo. O mesmo Espírito que deu poder para Jesus realizar a sua obra, também reveste de poder e autoridade os seus discípulos, ou seja, à Igreja, para a realização de sua missão. Ascensão, portanto, compromete todos os batizados e batizadas na continuidade da obra de Jesus, conforme At 1.11: “... Por que vocês estão olhando para as alturas?” Ascensão nos chama a olharmos para a realidade que nos cerca e colocarmos as mãos à obra.

 

 


Autor(a): Pastor Emérito Vilson Emílio Thielke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 70355
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br