As andorinhas - Mateus 26.38 - P. Natanael da Silva - 09 de novembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

09/11/2020

 

Jesus “Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo”.

Estamos realizando esse momento em nome de Deus Pai Filho e Espirito Santo. Amém.

O nosso texto joga luz à questão como os seres humanos podem ter uma vida que brilha. Jesus Cristo vivenciou a última ceia na versão do Evangelho de Mateus. E agora convida três pessoas mais próximas do círculo dos apóstolos para irem ao jardim orar. O fim derradeiro da obra de Jesus Cristo no meio da humanidade está se aproximando, ele precisa encontrar forças em Deus e em seus amigos. A ceia O fortaleceu, animou e impulsionou junto dos seus amigos. Todavia o caminho exigia a força de Deus, por isso se retirou para orar. No verso em questão ele exprime suas emoções. Esse fato traz força para a humanidade, Jesus Cristo se sentiu triste.

Encontramos uma frase de uma música conhecida: “Voltei sem felicidade. Porque, na verdade uma andorinha voando sozinha não faz verão”. As Andorinhas, poema de Cassiano Ricardo. Foi cantado por muitos e eu a conheci na voz de Tonico e Tinoco. Este poema conta a história das andorinhas que sempre voam em bando. Da mesma forma Jesus Cristo ensina aos seus discípulos que eles precisam estar ao lado de pessoas que têm o mesmo sonho, um objetivo em comum. Pois dessa forma o caminho difícil não será percorrido sozinho pois somos membros uns dos outros. (I Coríntios 12) Seguir ao Senhor pode mostrar nossas limitações humanas, mas quando estamos junto a outros aprendemos com as situações. Nesse sentido é aconselhável procurar pessoas que seguem para a mesma direção. Nem todos os conjuntos de acordes sugerem que o ser humano deva andar em grupo, pois parece que existe um certo individualismo triunfante. Logo, em nossos relacionamentos criamos uma forma de não expressar nossas emoções. Lady Gaga até cantou em sua música que leva o título “Poker Face”, traduzida como: “cara de poker”. Essa canção nos leva a acreditar que ser autêntico nas relações interpessoais dificultaria ter uma vida de sucesso. Por isso o texto bíblico é tão importante para nossos dias. Jesus Cristo estava triste. Você consegue se expressar assim?

Por outro lado, Jesus Cristo ensina que podemos ser autênticos porque isto nos concederá uma vida boa. Suas palavras não são dirigidas ao grupo dos doze, porém aos mais próximos: “Estou triste até a morte” essa frase é ruidosa para nós, pois ficar triste pode ser considerado natural, mas vir a óbito por causa de uma tristeza profunda não seria aceita na sociedade atual. Insisto, Jesus Cristo não disse para os doze, mas Ele se dirigiu ao seu círculo menor de apenas três pessoas porque ali ele tinha liberdade de comunicar. Como pode ter sido bom ter alguém que nos ouve e entende nossas dificuldades, saber que tem alguém que nos ajuda a carregar nossas cargas emocionais.

Queridos, o meu desejo é que encontremos pessoas tão próximas a nós que possamos nos relacionar com elas como amigas ou amigos. Claro, o alvo é que indica os acompanhantes. Explico com algo que vivenciei: Algumas vezes fui para Campinas de ônibus, todos os que entraram nesse ônibus sempre iam para o destino que estava determinado pela empresa. Algo análogo acontece na vida. Não vamos chegar no Rio de Janeiro se pegarmos um ônibus para Salvador. Para nossa vida ser mais leve é necessário que andemos com os nossos pares na mesma direção, assim chegaremos ao nosso destino. Que o Eterno nos abençoe e nos guarde. Amém.

Bondoso Deus, me ajude a encontrar o caminho para os teus cuidados. Auxilia-me a encontrar pessoas que caminham na mesma direção. Concede-nos a olhar juntos para o sol e sentí-lo e desta forma, permitir que ele toque nossas vidas.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br