As alegrias por ser Pastor

Vocação

25/10/2016

Está chegando o final do ano. Época em que estudantes começam a fazer os vestibulares para iniciar um curso e dar passos rumo a um objetivo de vida pessoal e profissional...

Você já pensou em ser Pastor? Pastora?

Na IECLB, a partir da vocação para a qual você foi chamado/a existe a possibilidade de ser ordenado/a Pastor, Diácono, Catequista e Missionário.

Aqui na Paróquia onde estou atuando três jovens estão se preparando para dar resposta à vocação que Deus fez a eles. Esses jovens vão estudar Teologia!

Será que você também não foi chamado ou chamada por Deus para servir a Ele no Ministério com Ordenação?

Hoje quero compartilhar contigo a satisfação e a alegria por ser pastor na IECLB. A Vocação ao Ministério com Ordenação é uma dádiva de Deus que nos enriquece profundamente. Veja o vídeo logo abaixo:

Quem abraça o Ministério da Igreja (seja pastor, pastora) faz da sua vocação a sua profissão. Neste aspecto está a grande beleza, mas também o imenso problema deste serviço.

O pastor, a pastora, diácono, catequista e missionário são pessoas de comunidade que foram chamados por Deus para, junto com as lideranças, zelar pelo bom andamento da vida da Igreja.

É tarefa de Ministros e Ministras Ordenados e de todas as pessoas batizadas cuidar e zelar pelo bom andamento da vida comunitária.
Não é o pastor sozinho que deve ser responsável pela Igreja. Na Igreja Luterana, entendemos que é tarefa de todas as pessoas batizadas ser membros ativos, participativos, congregantes, contribuintes e colaboradores. Ser Igreja Luterana é ser igreja da participação. Por isso somos Comunidades e Paróquias que se organizam em Sínodos, para caminhar juntos enquanto Igreja Nacional (IECLB).

O Pastor, a Pastora tem a tarefa específica de pregar o Evangelho, administrar os Sacramentos e aconselhar as pessoas das Comunidades. O trabalho administrativo é tarefa que deve ser realizado de maneira compartilhada entre as lideranças da igreja.

Pregar o Evangelho, visitar, aconselhar, orientar, edificar a vida em comunidade, incentivar as pessoas a viver a fé praticar o amor, promover a paz e a reconciliação: estas são as funções práticas da comunidade e do pastor, da pastora. Devem ser feitas de maneira compartilhada.

Na Igreja Luterana, por causa do Batismo, todas as pessoas são chamadas a servir. Todas as pessoas que foram batizadas estão dentro do sacerdócio geral. Isto quer dizer que todas as pessoas da Comunidade têm dons e devem colocar esses dons a serviço do Evangelho.

Não podemos ficar parados esperando as coisas acontecerem. Temos que colocar a mão na massa e fazer a Igreja seguir em frente.

Existem muitas formas de servir a Deus. Na Igreja há diversas maneiras de ajudar. Você tem a oportunidade de ser uma liderança na sua Comunidade e, caso sinta o chamado, deve se preparar teologicamente para ser Ministro ou Ministra da IECLB.

Quer saber mais? Converse com o pastor, a pastora, da sua Comunidade e Paróquia. E assim, que Deus te abençoe!

Pastor Marcelo Peter
Alta Floresta-RO
Sínodo da Amazônia-IECLB


Autor(a): Pastor Marcelo Peter
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 40034
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br