São quase 500 anos em que se passaram os acontecimentos da Reforma. Já pensou se fosse possível trazer os personagens dessa história do passado? Se eles pudessem falar para nós do que aconteceu naquele tempo e de como aconteceu o Movimento da Reforma da Igreja? Pois, isso foi o que uma galerinha jovem se propôs a fazer no XXXIV Acampamento Repartir Juntos em São Borja - RS. Pastor@s e Jovens se revesaram nos personagens dessa interessante brincadeira. Catarina Von Bora, Martinho Lutero, Argula Von Grumbach e Felipe de Melanchton foram trazidos do passado e contaram um pouco de sua história para todos os que estivemos em São Borja. Sob os olhares atentos da juventude, o Cientista Maluco: Albert Halbstein e a Histori-adora Perpétua das Graças faziam as costuras entre as palestras de uma forma dinâmica e lúdica; tematizando os 4 Pilares da Reforma: Somente Cristo, Somente a Escritura, Somente a Graça e Somente a Fé. E chegamos a conclusão, com @s reformador@s: de que esses são os pilares pelos quais a Igreja se sustenta.
Em meio à conversa séria teve espaço para muita diversão. Quando as palestras encerra-vam, entravam em cena Halbstein e Perpétua e envolviam a platéia e os jovens na brincadeira. Em meio a problemas e defeitos da máquina do tempo, tivemos clonagem, fusão de pessoas e animais e o teletransporte do homem do futuro com sua roupa prateada e sua constituição biônica. E desta forma, brincando, @s atores/atrizes buscavam chamar a atenção para o conteúdo que se seguiria logo mais adiante. De uma maneira didática os pilares foram construídos, um a um, numa ponte. E assim, os participantes puderam se situar sobre o que estava sendo compartilhado.
Palestraram para nós Jair Luiz Holzschuh - Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai (Somente Cristo), O Pastor Olmiro Ribeiro Junior de Horizontina (Somente a Escritura), A Pastora Sissi Blind - Prefeita em São Cristóvão do Sul - SC (Somente a Fé) e Pastora Ester Delene Wilke - Pastora em Nova Santa Rosa - PR (Somente a Graça). Do Teatro Interativo Máquina do Tempo” participaram o Ator Valdir Valcírio Schel (Halbstein), a Pastora Ana Isa dos Reis (Perpétua das Graças), O Pastor Marcos Cesar Sander (Martinho Lutero), a Pastora Betina Cavalin (Argula Von Grunbach), O Pastor Fábio Rucks (Melanchton) e a Pastora Ester Delene Wilke (Catarina Von Bora); além de vários convidados do próprio acampamento.
Diante de tanta gente dedicada a fazer um belo acampamento, é preciso agradecer … Gratidão é a palavra que expressa nossa resposta à obra de Deus. Obrigado aos/às palestrantes. Obrigado aos jovens - de todas as idades - da Comissão Organizadora que toparam essa idéia da Máquina do Tempo (um tanto maluca, é verdade!), aos atores e atrizes que encarnaram os per-sonagens, aos jovens que se deixaram desafiar nas brincadeiras e contracenaram, à platéia sem-pre atenta e interativa e à JE Palmitos pela confecção da máquina e da ponte. Ah sim, e um agradecimento bem especial para a Comunidade, a Banda Glim-meio e aos Jovens de São Borja: foi tudo maravilhoso. O tempo passará, mas na lembrança ficará o carinho com que repartimos juntos desses momentos especiais.
Foi um grande ARJ! Grande no repartir de dons e idéias. Grande na amizade e no mutirão a serviço da vida. Grande em louvor, grande na inclusão, grande no amor! E assim vamos repartindo juntos, pois Deus nos dá a alegria e a motivação que vem da cruz. Nela temos claro que Jesus Cristo pagou um alto preço por cada um/a de nós. E essa história de amor, nós a encontramos na Escritura. Tudo isso ele fez de Graça para nos salvar. E assim nos motiva a seguirmos os seus passos, vivendo a Fé, como seus/suas seguidor@s; espalhando as sementes do seu Reino de paz, amor, Justiça e comunhão em todos os tempos e lugares. Porque agora são outros 500” …
Valeu ARJ! Equipe da Máquina do Tempo.