Areia ou Rocha

Artigo

01/08/2008


A Constituição da IECLB destaca em seu Artigo 5º, § 1º: Os Credos da Igreja Antiga, a Confissão de Augsburgo inalterada e o Catecismo Menor de Martim Lutero constituem expressão da fé confessada pela IECLB. No dia 25 de junho de 1530 foi lida a Confissão de Augsburgo elaborada sob a liderança de Melanchton. O ato aconteceu diante da Assembléia Nacional alemã, reunida em Augsburgo. A CA reflete as mudanças havidas na igreja inspirada pela Reforma.

Depois de tantos desencontros e de controvérsias com a Igreja Católica Romana, havia chegado ao país nascedouro da Reforma o tempo de busca por consenso confessional. Os procedimentos possíveis estavam dados: quem quisesse manter-se integrado na Igreja Católica Romana podia tomar a sua decisão; quem tomasse a liberdade de somar aos propósitos da nova fé, na Alemanha, poderia proceder de igual modo. Mudanças de vínculo confessional teriam que harmonizar com a convicção religiosa do respectivo príncipe territorial. Prevalecia o mandato: cuius regio, eius religio = assim como o governo, assim a religião.

Embora não fosse a intenção dos seus protagonistas, o Movimento da Reforma desembocou numa nova igreja. Integro, em nome da IECLB, a Comissão Bilateral católico-luterana. Estamos retomando o processo de diálogo. Na medida em que investimos no avanço das relações entre as igrejas, confessamos que o Deus único revelado em Jesus Cristo não se agrada das divisões existentes. Há reconhecimento mútuo do batismo; mas não vivenciamos hospitalidade comum na Ceia do Senhor. Qual é o foco que não podemos perder de vista? O eixo da Unidade nos remete à descoberta da verdade revelada no Evangelho. O Evangelho é porto seguro, autoridade acima de qualquer realidade. Diante da verdade evangélica não nos compete definir quem é cidadão do futuro Reino de Deus. Sendo filhos de Deus, vivemos a maravilhosa liberdade de confiamos, com alegria, em Jesus Cristo.

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 08/2008


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7857
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br