Na IECLB, o Domingo Misericordias Domini (Misericórdia do Senhor — cf. Salmo 89.2) foi a data escolhida para a celebração do Dia Nacional da Diaconia. A data é comemorada anualmente, desde 1997. Neste ano, celebramos o 17° Dia Nacional da Diaconia em 04 de maio.
A finalidade do Dia Nacional da Diaconia é promover a reflexão sobre a Diaconia a partir do Tema e Lema do Ano. Convidamos comunidades e instituições da IECLB a perceber que Diaconia faz parte da essência da Igreja e é resposta de fé ao serviço de Jesus em favor da humanidade.
A cidade é um lugar de contradições. É um misto de convívio e de segregação, de belo e de feio, de grande e de pequeno, de multidão e de solidão, de desenvolvimento e de desequilíbrio ambiental, de conquistas do bem-estar e de marginalização, de fonte de recursos, como os de saúde e educação, e de desleixo para com o bem público, de comunhão e de anonimato e individualismo. As consequências dessas contradições e o sofrimento por elas proporcionado são sentidos de diferentes formas, dependendo do grupo, faixa etária ou classe social a que se pertence.
Se é verdade que a cidade traz facilidades e benefícios para a intenção social, também é verdade que muitas pessoas, por diversas razões (desemprego, doença, marginalização, isolamento), são invisibilizadas, como se não fizessem parte da sociedade. Como ser comunidade que enxerga, acolhe e oferece comunhão para que todas as pessoas se tomem visíveis? A constituição de Grupos de Diaconia Comunitária pode ajudar nessa tarefa, acolhendo e cuidando das pessoas mais fracas e mais marginalizadas. A comunidade diaconal quer ser espaço de acolhida e de cura para essas pessoas. É comunidade que convida e motiva a experimentar comunhão.
Com este caderno de subsídios, queremos dar visibilidade a algumas situações que geram sofrimento e convidar a pensar e a agir em favor da construção de relações de comunhão, paz, amor e cuidado. Oferecemos uma reflexão para prédica e recursos litúrgicos para aquelas comunidades que desejarem marcar o Dia Nacional da Diaconia com um culto alusivo.
Dr. Nestor Paulo Friedrich Pastor Presidente