Apresentação

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2006

01/08/2006


Servir, cada qual com seus dons, inclui todas as pessoas. Quando Deus criou o mundo, presenteou a humanidade com a dádiva da vida. E viu que tudo era bom. Deus viu que tudo era bom, não perfeito. E isto inclui todas as pessoas, sejam quais forem suas habilidades ou impedimentos. Significa que cada ser humano, por natureza, possui dons para servir aos outros e ao mundo. Assim, a IECLB olha para a inclusão não como uma opção, mas como algo que define e caracteriza a igreja.

A IECLB tem uma caminhada séria, concreta e estruturada no compromisso de ser uma igreja inclusiva. Desde 1991, através da Coordenação de Diaconia, possui um programa específico de ações que visam a inclusão das pessoas com deficiência e o resgate da dignidade e da autonomia destas pessoas. Também se ocupa com a produção de material para subsidiar este trabalho. Temos consciência que o trabalho de sensibilização e conscientização na
área da inclusão faz parte do trabalho de cada liderança da comunidade. Somos gratos pelo seu trabalho realizado!

Este ano, em decorrência da Semana da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto, nasceu este caderno, para auxiliar obreiros, obreiras e lideranças nesta jornada.

O caderno quer ser um auxílio, uma ferramenta de apoio, inspiração e sugestão e pode ser utilizado durante a semana da pessoa com deficiência de acordo com a necessidade e o contexto de cada comunidade. O conteúdo do caderno contém uma liturgia completa, que pode ser moldada de acordo com a liturgia de cada comunidade. Acompanham duas sugestões de mensagens (prédica) elaboradas com carinho por obreiros da IECLB e sugestões de cantos com partituras, que se encontram no final do caderno. Na liturgia está incluída uma leitura de motivação para oferta nacional do dia 27/08,de acordo com o Plano de Ofertas da IECLB. Por último, o caderno apresenta uma atividade que pode ser utilizada por lideranças nos mais diversos grupos da comunidade, tematizando a deficiência a partir do lema deste ano.

Realizar uma liturgia especial tematizando a deficiência e a inclusão ganha sentido maior quando compreendemos que a inclusão da pessoa com deficiência acontece onde existe convivência. Assim, sugerimos que as leituras bíblicas, o preparo da mesa, a oração de intercessão e, inclusive a ajuda na distribuição da Ceia do Senhor, sejam realizadas juntamente com pessoa(s) com deficiência previamente convidada(s).Cada pessoa é convidada a servir com seu dom. A pessoa com deficiência também. Tornar isso visível, durante o culto da comunidade, é mostrar que a inclusão é possível. É levar a comunidade a perceber que a inclusão acontece na convivência e que a pessoa com deficiência também pode servir.

Que este caderno se torne mais que uma ferramenta e possibilite momento de comunhão significativa.

Nosso agradecimento a cada um e a cada uma neste processo difícil e lento de inclusão, mas abençoado por Deus!

Coordenação de Diaconia – Secretaria Geral da IECLB

Índice do Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2006


 


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 23900
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br