Este versículo de Jeremias é o lema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil para 2012. É um lema alentador. Deus chama Jeremias. Diz a ele que já o conhece do ventre materno e que o consagrou para ser profeta.
Mesmo que Jeremias relute em aceitar o chamado dizendo “... sou muito jovem” (1.6a), Deus afirma: “Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (1.8).
Também antes de nos formar, Deus já nos conhece. No ventre materno o seu Santo Espírito soprou em nós o alento da vida. No Batismo somos lembrados que Deus nos faz seus filhos e filhas, que estará conosco todos os dias. Formados e aceitos pela graça de Deus revalada em Jesus, somos também chamados, como Jeremias, a andar em novidade de vida, oferecendo-nos a Deus como instrumentos de justiça, paz e reconciliação.
O bonito do chamado de Deus é que ele não impõe idade. Crianças, jovens, adultos e idosos são chamados a ser “comunidade jovem – Igreja viva”, como diz o tema. São chamados a ouvir a mensagem em comunidade e depois enviados a anunciá-la aos que estão longe do amor e da justiça do nosso Deus. Motivos e desculpas para relutar ao chamado de Deus, todos temos. Muitos medos nos assolam. Muitas coisas nos iludem. Muitas coisas nos tentam.
Mas “Comunidade jovem – Igreja Viva” e a construção de um mundo mais justo e humano não é possível se não aceitarmos o chamado de Deus em ouvir e anunciar a sua mensagem.
Obrigado, Senhor, por cada pessoa que ouve diariamente o teu chamado. Que vem fortalecer o dom, que é presente de tuas mãos, na tua palavra e nos sacramentos do Batismo e da Comunhão da Ceia. Que com alegria e temor, como Jeremias, coloca a vocação a serviço da construção de uma comunidade viva e de uma sociedade e de um mundo nos quais prevaleçam a Tua justiça e amor revelados em Jesus Cristo.