Ansiedade...

08/09/2014

A ansiedade tem várias definições nos dicionários: aflição, angústia, perturbação causada pela incerteza, entre outros. A ansiedade também tem seu lado positivo, pois na medida certa estimula a pessoa a entrar em ação. Porém, em excesso, a ansiedade leva a transtornos sérios.

Quando a ansiedade se torna um transtorno, a pessoa não consegue mais relaxar. Ela passa a ter a sensação constante de que algo muito ruim vai acontecer. Surgem preocupações exageradas com a família, com o trabalho, com a saúde e com a estabilidade financeira.

A ansiedade é o que mais atribula e aflige as pessoas nos dias de hoje. A ansiedade exagerada, incontrolada, tem em grande parte, na minha análise, origem também no excesso de informações que recebemos diariamente, no número imenso de tarefas a cumprir, no excesso de cobrança na vida profissional, no desejo consumista de nossos dias, na corrida pelo sucesso profissional e financeiro.

Porém, o que fazer diante da ansiedade? Além do acompanhamento médico e terapêutico, que se faz necessário quando a ansiedade está incontrolável, lembro também a todos e todas o que diz na carta de 1 Pedro 5.7: “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Deus cuida de nós. Deus, sabedor de nossas imperfeições, enviou o seu Filho para nos dizer: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Na vida em comunidade, na oração, na comunhão com outros irmãos e irmãs, Deus nos oferece um remédio maravilhoso para encontrarmos equilíbrio na ansiedade: a sua palavra. Ouvindo a sua palavra descobrimos que não somos máquinas, mas pessoas com limites e que também precisam de cuidado, atenção e descanso. Ouvindo a sua palavra encontramos confiança para viver o dia de hoje e não a preocupação com o amanhã. Ouvindo a sua palavra descobrimos que Deus é fiel e que não nos abandona nos sofrimentos da vida. Ouvindo a sua palavra, descobrimos que Deus coloca pessoas ao nosso lado para nos amparar e cuidar quando fracassamos e fragilizamos na vida.

Se você se encontra diante de um quadro incontrolável de ansiedade não fique só nos remédios alopáticos, mas busque também a comunhão com Aquele que transforma o nosso ser como um todo. Como diz o salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos” (Salmo 119.105).

Bondoso e misericordioso Deus, obrigado por podermos lançar sobre ti nossas ansiedades. Obrigado por nos abraçares com o amor do teu Filho Jesus Cristo em nossas ansiedades. Obrigado pelo teu Santo Espírito que nos orienta a buscar consolo e cura na tua palavra em comunidade. Amém.

 


Autor(a): P. Ernani Ropke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29763
REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br