Ano perdido?

Palavras de Vida e Fé

17/10/2020

Ano perdido?
 

 Estamos já na metade de outubro. Lentamente, ou talvez, não tão lentamente assim, o nosso ano chega ao fim. Ouvi por diversas vezes, da boca de muitas pessoas que este ano foi um ano perdido. Mas será? Será que o saldo deste ano seja assim, tão negativo?
 Eu creio sinceramente que não. Não mesmo. O ano não foi e não será perdido. pelo contrário, será um ano lembrado, marcado, um daqueles anos que entram para a história. Foi sim, um ano difícil. Muito difícil. Para algumas pessoas, o ano de 2020 foi especialmente difícil. Para outros, um pouco menos, mas, fácil também não foi. Creio que podemos e devemos dizer que este ano tem sido desafiador. Tivemos que reinventar muita coisa. Tivemos que encontrar novas possibilidades. E assim, acabamos também encontrando novas oportunidades.
 Espero sinceramente que este ano nos traga aprendizado e crescimento. Lembro assim das palavras bíblicas de Tiago 1.12: “Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.”
 No decorrer deste ano, muitas foram as aflições. Muitas pessoas perderam o seu emprego. Muitos pequenos empreendedores acabaram tendo que fechar as portas. Famílias foram atingidas pelo ciclone e perderam seus bens. Plantações e fontes de renda foram destruídas. Pessoas perderam a saúde. Outros perderam familiares. Enfim, as provações foram realmente muitas. Teremos, portanto muitos desafios pela frente. Sejam desafios próprios, de se reerguer, de se reequilibrar, como também desafios coletivos, de fortalecer a solidariedade, de crescermos no amor ao próximo.
O ano ainda não acabou. Temos várias semanas pela frente. Não sei o que nos aguarda nos próximos dias. Mas sei que este ano não foi perdido. houveram lutas, houveram aflições, mas também houveram superações e vitórias. Também a nossa fé foi, e está sendo provada. Felizes somos nós ao permanecermos fieis. Há promessa de vitória! Há promessa de vida!
Nós somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e pelas decisões que tomamos. Que possamos escolher fazer deste ano um ano memorável por conta das oportunidades de crescimento e de novos aprendizados que ele nos trouxe. Que possamos fazer deste ano um marco decisivo para mudanças que façam de nós pessoas melhores, mais solidárias, mais amorosas, que se importam mais com o que realmente é necessário e vale a pena e que se preocupam menos com o que é secundário. Afinal, 2020, com todos os seus desafios, também é um ano da graça de Deus!
Hino: Creia sempre sem cessar
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Pedro II / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59475
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br