Ano Novo. Vida Nova! Esse é um pensamento normalmente usado para resumir o que buscamos e desejamos em cada ano que chega. A grande expectativa para um novo ano sempre é de que sejamos mais felizes, vivamos com mais dignidade e que haja mais paz, compreensão e justiça nos relacionamentos que estabelecemos. O desejo é que possamos viver dias melhores.
A simples passagem de ano mostrada no calendário, porém, não traz magicamente dias melhores. Nenhum voto ou desejo expresso, verbalmente ou não, resolverá coisa alguma, se cada ser humano não fizer a parte que lhe cabe na mudança da sua vida, da sua comunidade, da sua cidade para tornar o mundo melhor. Infelizmente para muitas pessoas sempre é mais fácil criticar e julgar. Bom seria se o invés de criticarmos, sempre estivéssemos dispostos a melhorar aquilo ao qual critico. Também o próprio Jesus não esteve livre de julgamentos, de rejeição. Também nós rejeitamos a proposta que Jesus trouxe quando não nos empenhamos para ir ao encontro desta nova vida.
Diz o apóstolo Paulo que “se alguém está em Cristo é nova criatura. As coisas antigas já passaram. Eis que se fizeram novas”. Quer dizer, vida nova mesmo, só acontece em Cristo. E estar em Cristo é viver de modo digno do seu Evangelho, ou seja, mostrando em ações práticas os sinais desta vida nova. Amando aqueles que na vida não se sentem amados, com meu trabalho e com os bens que Deus me a conquistar, ajudar aqueles que pouco ou nada tem, sem perguntar se merecem ou não minha ajuda. Perdoando e respeitando.
Vida nova, portanto, não é começar de novo a mesma vida. É viver de um jeito novo, deixando para trás as coisas antigas. E isso não depende de calendário ou de passagem de ano. Começa em nós, é ali que Deus ganha seu espaço para operar mudanças.
Um abençoado início de ano !
Pa. Eliana Lisandra Weber