Ano Novo, Vida Nova?!

08/03/2019


Prezado Leitor, prezada leitora, peço que abra a sua Bíblia em Tiago 4.13-15 para termos uma base para a nossa meditação seguinte.
Todo mundo sempre costuma repetir: “Ano Novo, Vida Nova”. Mas até que ponto sabemos realmente medir o peso desta afirmação e a colocamos em prática?
Se no ano que passou, você não conseguiu atingir suas metas, concretizar sonhos, acumulou mágoas e não superou desafios inesperados, agora é a hora de abrir as janelas da mente e do coração para aquilo que ainda nos virá nos dias que temos a frente.
Tiago lida com uma questão real e se dirige a nós, falando sobre a atitude ambiciosa de vida e planejamento, sem respeito a Deus, achando que somos suficientes em tudo.
Ele não está condenando o planejamento estratégico, sábio e cuidadoso. O problema está no ignorar totalmente a Deus quando planejamos nossas coisas. Deus precisa fazer parte dos nossos dias também nos planos, propósitos e estratégias que temos.
Precisamos nos aproximar de Deus e Ele se aproximará de nós (Tiago 4:8). Quando fazemos isso, Ele nos ensinará a viver cada dia de forma dependente Dele, nos pequenos e nos grandes detalhes.
Contudo, prezados/as leitores/as, não há garantias sobre o amanhã, muito menos do próximo ano ou daqui a dez anos. Porém, ao nos colocarmos aos cuidados de alguém que sabe muito mais do futuro do que nós, nos é permitido que não nos esforcemos em vão e nem andemos ansiosos por coisas que não sabemos se acontecerão ou não.
Precisamos nos confiar aos cuidados Daquele que nos criou, pois Ele sabe o que virá a acontecer conosco em cada momento, principalmente quando sofremos influência de eventos que não conseguimos compreender o motivo do acontecimento.
Devemos agradecer ao nosso Pai celeste cada manhã quando nós acordamos, tendo em mente de que nossa vida inteira passa logo. Você pode ser jovem e saudável, esta manhã, mas você poderia facilmente ser atingido e estar morto antes da noite.
Nós não gostamos e nem queremos pensar muitos sobre essas coisas, mas se as ignorarmos não vamos viver a nossa vida corretamente, pedindo conselhos e conduções em todo tempo.
Alguma vez você já pensou em quanto tempo lhe resta? Quanto tempo você vai ter para ouvir o que Deus está dizendo para você, e fazer as mudanças necessárias na forma de como você está vivendo, antes de descobrir que já não há mais tempo?
Tiago acaba dando um grande conselho: “Ao invés disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’”.
Vida Nova só nos é possível se buscarmos vivê-la conforme os propósitos que Deus tem para conosco, caso contrário, apenas estaremos passando nossos dias à toa. De nada adianta fazer planos se não pedirmos conselhos àquele que é Eterno e sabe do passado, presente e futuro.
Vida Nova exige que mudanças internas e externas aconteçam em nosso viver. Para termos vida nova é preciso ouvir e viver os bons conselhos que vierem.
Coloque-se, junto com teus planos, propósitos e dias, aos cuidados de Deus, buscando o conselho Dele em tudo o que vier a fazer, e assim, terás a bênção de viver a vida nova que planejas para os dias que vierem. Caso contrário, tudo continuará da mesma forma e maneira de sempre.

Pastor Adelar Ragazzon Appelt
 


Autor(a): Pastor Adelar Ragazzon Appelt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51136
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br