Ano Novo - Tudo Novo?

27/12/2007

  
A passos céleres vamos ao encontro do fim de mais um ano. Uma página do livro de nossa vida vira definitivamente. Ontem, hoje, amanhã, momento de parar, refletir, meditar. Olhando para trás, o que ficou?  Sucessos, alegrias, realizações, progresso econômico, saúde e bem-estar?  Ou talvez fracassos, erros e faltas, decepções, enfermidades, perda de entes queridos? Mas será só isto?  Cada um deve ter tido as suas experiências bem pessoais, acontecimentos, encontros, convivência com pessoas que muito significaram e deram, mas igualmente com pessoas que causaram ferimentos e decepções profundas, as quais nos ofenderam ou  que nós ofendemos e tratamos com desamor? Tudo isto ocupa nossos pensamentos e consciências nestes dias.

E talvez esqueçamos uma outra pergunta, um detalhe mui importante: qual o lugar que Deus ocupou nesta caminhada através de 2007? Demos o devido lugar de destaque para a sua presença nas nossas atividades diárias, em casa, no estudo, no trabalho, no lazer? Reconhecemos e sentimos  os sinais de Deus, de sua bondade , de seu perdão e de seu amor que nos busca e chama a cada momento? Ouvimos o seu chamado, aproveitando as oportunidades de servir, de ir ao encontro de nossos próximos, daqueles pequeninos e carentes que cruzaram nossa trilha, bateram a nossa porta, aqueles que em seu desespero buscaram uma palavra ou um gesto de consolo e ânimo? Perdoamos aos que nos ofenderam e pedimos perdão àqueles que ofendemos e ferimos?

A realidade é que independentemente, se o ano que termina tenha sido positivo ou negativo, o que realmente vale é o reconhecimento de que Deus nos guiou através do mesmo, estando presente e atento ao caminho que nós escolhemos.

O futuro, o amanhã, não podemos perscrutar, prever, garantir!  É evidente e natural que forjemos nossos planos, nossas agendas, nossas idéias e tomemos decisões, às vezes, estranhas. Talvez imaginemos e esperemos que muitas coisas possam mudar, melhorar, trazer novas perspectivas e, assim, vejamos nossos sonhos e ilusões tornarem-se reais!

Mas está nas mãos e nos desígnios da vontade de Deus que tudo isto, que desejamos e imaginamos, se torne realidade. É muito importante confiar somente nele e confiar a Ele a nossa vida, pois é Ele quem rege nos passos e nos guia através de cada novo dia. Só nos cabe dizer: “Tua vontade seja feita, Senhor”. Mt 6.10

Nestes últimos dias do ano uma boa idéia seria, num momento de meditação e oração, comparecer diante de Deus, expor-lhe nossas vidas, prestar contas e fazer um balanço, sem hipocrisia, sem querer tapar erros com ar de santidade, mas abrir o nosso coração, pedir o Seu perdão a fim de também  colocar em ordem as nossas relações para com aqueles que nos ofenderam ou aos quais ofendemos.

Nada de promessas que não se pode cumprir. Nada de vãs esperanças que se transformam em ilusões. Unicamente a firme fé e confiança naquele Deus, que rege o universo, que mantém em suas mãos os destinos de nosso mundo e nossas vidas. Este Deus, que em Jesus Cristo, veio a nosso mundo, tornou-se nosso irmão, que habitou entre nós com sua graça e bondade, a fim de  vivermos confiantes de que também o novo ano  será um Ano do Senhor. Um ano no qual em realidade tudo não será novo, mas serão renovados a Graça e o Perdão de Deus em nossas vidas, venha o que vier, aconteça o que acontecer.

Citando Dietrich Bonhoeffer:

Por bons poderes maravilhosamente protegidos
Esperamos consolados o que nos será trazido
Deus está conosco de noite e de manhã,
E com toda a certeza a cada novo dia!

Que Deus nos abençoe hoje, amanhã e sempre. Amém 

P. em. Ernesto Oto Carlos Schlieper
Wilhelmshaven - Alemanha


Autor(a): P. Ernesto Oto Carlos Schlieper
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7463
REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br