Ano Novo - Lucas 2.15-21

Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia

01/01/2022

01/01/2022- ANO NOVO (Nome de Jesus)
Pregação: Lucas 2.15-21; Leituras: Números 6.22-27; Salmo 8;
Ms. Tiago Francisconi – Comunidade com fins Paróquias de Boa Vista - RR
 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. Lucas 1.30-33

Com as palavras do Evangelho de Lucas, desejamos boas-vindas à todas as pessoas. Que a paz do nosso Senhor Jesus esteja com vocês. Que possamos neste ano novo receber, assim como Maria, a graça de termos Jesus Cristo em nossas vidas. Pois Ele é o Filho de Deus e o Rei dos reis. Que esta palavra de coragem, “não tenha medo” possa nos guiar em 2022. E que acima de tudo possamos depositar a nossa fé e a nossa confiança no nosso Senhor e Rei Jesus Cristo.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 6- Hinário LCI– Aqui você tem lugar

SAUDAÇÃO
Nos reunimos em nome e na presença de Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Amém.

CANTOS DE ADORAÇÃO
Nº20 – Hinário LCI – Jesus em tua presença

CONFISSÃO DE PECADOS
Confissão de pecados - Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois, dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Salmo 32.3-4

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anúncio do Perdão - Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões”, ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmo 32.5

KYRIE
Kyrie

GLÓRIA IN EXCELSIS
Ao Deus Emanuel que está sempre conosco, através do seu Espírito Santo, rendemos glórias e louvores por se fazer sempre presente em nossas vidas, tanto nas tribulações quanto nas vitórias, por gratidão, cantemos.

Nº 101 – Livro de Canto - Bendirei ao Senhor em todo tempo


ORAÇÃO DO DIA
Senhor Jesus Cristo, queremos te agradecer pelo dom da vida, pela nossa saúde e pelo bem das nossas famílias. Neste dia, chegamos na Sua presença, ansiosos por ouvir a tua Palavra, por ser cheios do Seu Espírito Santo e para termos nossos corações transformados por Ti. Ajuda-nos a confiar que você está sempre presente conosco, ajuda-nos a termos fé ao invés de descrença, coragem ao invés de medo, e principalmente, a Sua presença ao invés de andarmos sozinhos. Assim oramos, em nome de Jesus Cristo, amém!

 

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmo 8

2ª Leitura Bíblica: Números 6.22-27


CANTICO INTERMEDIÁRIO
Nº150 – Hinário LCI – Buscai Primeiro

PREGAÇÃO

    Quando nasce uma criança, um dos primeiros atos dos pais é justamente colocar um nome no bebê. Geralmente a mãe ou o pai já escolhem previamente um nome com um significado especial, ou para fazer uma homenagem a alguém, ou mesmo, apenas porque acham certo nome bonito. Contúdo, o nome dado aquela criança vai gerar uma identidade, a partir dali aquela criança terá direitos e deveres e passará a ser alguém que pertence a uma família.
    Você sabe o significado do seu nome? Sabe quem o escolheu ou qual é a história por trás do seu nome? Você saberia dizer qual foi a reação dos familiares e amigos dos seus pais após o seu nascimento?
    No texto preparado para hoje (Lucas 2.15-21) podemos perceber que foi o próprio Deus, através do anjo Gabriel (Lucas 1.31) que escolheu o nome para o seu filho, o qual nasceu através da sua serva Maria. E o significado do nome Jesus é literalmente “Deus é salvação ou redenção”.
    Quando os pastores receberam a notícia dos anjos, que na cidade de Belém havia nascido o Salvador (Lucas 2.11), sua atitude não foi outra, senão largar tudo o que estavam fazendo para irem testemunhar o que o Senhor lhes deu a conhecer. Pela fé na palavra que haviam recebido, correram para Belém e quando chegaram lá o que viram? Maria e José, e o bebê deitado numa manjedoura. Naquele momento, os pastores experimentaram um contraste absoluto entre a glória dos anjos que anunciavam o Messias e a humilde e pobreza da manjedoura onde se encontrava o menino Jesus.
    No entanto, isso não abalou a fé dos pastores. Eles saíram dali radiantes de alegria e foram anunciar o que eles haviam ouvido e testemunhado naquela noite. Não apenas isso, mais também, glorificaram e louvaram a Deus por tudo o que tinha ocorrido.
    O mundo atual clama, geme, anseia por um salvador. Basta olharmos para a nossa sociedade e perceber que a violência, a injustiça, a insegurança, as doenças, entre outros fatores, nos fazem muitas vezes perder a esperança. Vivemos tateando no escuro, tentando encontrar algo que nos dê confiança em dias melhores. E muitas vezes, nessa procura, atentamos para qualquer ídolo que possa preencher o nosso coração. Dessa maneira, erramos o alvo e deixamos de nos encontrar com o Deus verdadeiro.
    O encontro dos pastores com o menino Jesus acendeu no coração deles a fé no Messias prometido por Deus. Nesse sentido, somos convidados e convidadas a nos encontrar com Jesus neste novo ano, somos convidados e convidadas a compartilhar com o mundo a boa nova, o evangelho de Deus. Essa notícia maravilhosa é a única que pode preencher totalmente o coração do ser humano e dar a nós esperança de salvação e de redenção.
    Concluindo esta mensagem, deixo aqui um desafio prático para todos e todas, se aproximem de Deus. Busquem a presença de Jesus no estudo e na leitura da Palavra, na oração ao Pai e no compartilhar das boas novas. Hoje, o Espírito Santo nos chama, estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. (1 Pedro 3.15) A razão da nossa esperança é Jesus Cristo, o Salvador, o Redentor de toda a criação de Deus.

HINO
Nº164 – Hinário LCI – Seu nome é Maravilhoso

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para a Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 478 – Hinário LCI – Damos graças ao Senhor


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
A graça do Senhor Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vocês. (1 Coríntios 13.14)

ENVIO
Vamos na paz do Senhor Jesus e sirvamos a Ele com alegria. Amém.

CANTO FINAL
287 - Hinário LCI – Cuida bem 


Autor(a): Ms. Tiago Francisconi
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Ano Novo

Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65757
REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br