Ano Novo - Happy End

Artigo

01/01/2010


Enquanto escrevo esta coluna, lá fora, nas residências e nas ruas o cheiro é de festa e de animação, a começar pela torcida do Flamengo, feliz com a conquista do campeonato brasileiro de futebol. Nas comunidades da IECLB seguem os festejos do Advento, bem como os preparativos do Natal de Jesus Cristo.

Não faltam os indícios de uma visão de fim do mundo, ao lado de uma tênue esperança por algo novo.

Humanos preocupam-se, ora mais, ora menos, com a chegada do fim. Falam no caminho sem volta, ainda outros sonham ou calculam que o fim do mundo está perto. A onda do apocalipse, como catástrofe destruidora no final dos tempos, está de novo em alta.

Verdade é que o esgotamento da natureza e os impactos destruidores na mesma são conhecidos, inviabilizando a vida humana no planeta Terra.

A partir dessa análise parece que o mundo não vai ao encontro de um final feliz. A humanidade, de forma cíclica, tem sido confrontada com pessoas visionárias. O anúncio fantasioso e especulativo de um fim de mundo próximo causa medo e confusão.

Por outro lado, a mensagem do Advento, aos olhos da fé cristã, é fantástica e consoladora! O novo tempo é promessa e dádiva divina. Por isto, iniciamos o novo ano de 2010 com as cores da esperança e confiamos em portas que se abrem. A mensagem do Advento cheira a vida nova e a comunhão fraterna e causa esperança, alegria, é motivo de liberdade. “Eis que crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das cousas passadas; nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor” (Isaías 65.17 a 19). Ou: “Vi novo céu e nova terra, pois, o primeiro céu e a primeira terra passaram, o mar já não existe. Vi também cidade santa, a nova cidade de Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus” (Apocalipse 21.1 e 2).

Reparto os melhores desejos de um feliz e abençoado ano novo! Que a novidade da esperança se realize em forma de testemunho de amor e de serviço! Natal de 2009 não só anunciou o nascimento de um menino especial; aconteceu a inauguração de um mundo novo. Nele haverá paz, justiça, mansidão e misericórdia. Não será um happy end, um final feliz?

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Jornal O Caminho - 01/2010

 


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7503
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br