O grupo de Casais Reencontristas e o grupo de Jovens de Três de Maio reiniciaram suas atividades com um piquenique sob o tema do ano: Ser, Participar, Testemunhar. Eu vivo comunidade.
Os casais foram acolhidos com um guarda-chuva e uma chuva improvisada. Assim iniciaram a reflexão sobre o tema do ano com esta imagem: O guarda-chuva nos proporciona proteção, aconchego, segurança, união, liberdade de ir e vir, começo, cuidado. O casamento também pode ser comparado com o guarda-chuva. Para ser firme e oferecer proteção o guarda-chuva é formado por várias partes que complementam-se entre si, quando assumimos o compromisso com outra pessoa também precisamos sempre lembrar que não estamos sozinhos na caminhada, mas caminhamos lado a lado. As hastes dão sustentação ao guarda-chuva, na vida a dois também é preciso colocar elementos que dão sustentação ao amor como a fidelidade, o companheirismo, a união, diálogo, compreensão, perdão...
Da mesma forma, a imagem do guarda-chuva faz alusão à comunhão na JE, jovens de diferentes idades, gostos, temperamentos sob o mesmo guarda-chuva e conectados entre si em mútuo apoio, acolhimento e inclusão.
Nos diferentes grupos, departamentos bem como na família é preciso cuidar. Esse cuidado na imagem do guarda-chuva reporta-se a andar no mesmo ritmo, duas pessoas sob o mesmo guarda-chuva devem se proteger mutuamente, adaptar-se uma a outra em questão de altura, abraçar-se, cuidando do outro até mais do que a si mesmo.
Deus é a base de tudo e nos capacita a nos auxiliar mutuamente (família), nos integra (comunidade) e aproxima (JE e Reencontro). Todos como hastes que convergem para o centro: Deus e sustentados por esse mesmo centro.
Esse encontro diferente serviu como motivação para ser, participar e testemunhar: viver comunidade amparados por Deus, que nos promete: “Eu sou seu Deus, Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão”. (Is 41.10)
P. Samuel Gausmann e Pa. Mariza S. Allebrandt