“O amigo ama em todo tempo e na angústia age como irmão.” Provérbios 17.17
Todos querem ter e ser amigos. A cada momento procuramos nos amigos algumas características que consideramos importantes. Se fizermos uma lista, lá estaria a sinceridade, o caráter, o companheirismo, o bom humor e bons ouvidos – para saber ouvir ao invés de logo falar.
É isto que procuramos em um amigo? Se for, então, talvez essas características façam parte do perfil de amigo que devemos ser.
Muitas vezes, precisamos de ouvidos e oferecemos muitas palavras, queremos estar com pessoas de bom humor e vivemos amargos, reclamamos da falta de companheirismo em nossa sociedade, em casa, no trabalho, mas se olharmos para nós, lá estamos isolados com o celular nas mãos. Talvez o erro esteja em nós mesmos, quando esperamos do outro aquilo que nós não conseguimos ser/fazer.
Um grande amigo que temos é Deus. Esta certeza nós temos. Ele está sempre ao nosso lado, com ouvidos atentos, companheiro de todas as horas, nos dando força, bom ânimo e colocando pessoas amigas em nosso caminho.
Viver essa amizade com Deus é procurar primeiro o ser, e depois elencar o que queremos perceber nas pessoas. A lista das características de nossos amigos nem sempre está preenchida como queremos, mas convivendo com pessoas amigas, muito podemos aprender e experimentar com elas. E essa amizade não é aquela em que basta dar um clique para aumentar a lista do nº de amigos na rede.
Sendo o amigo que gostaríamos de ter, com certeza teremos muitos amigos com os quais faremos questão de estar.
Cat. Rosilene Schultz
Coordenadora Social da AEEL, Teófilo Otoni/MG