Proposta metodológica para o uso da revista O Amigo das Crianças, edição 49

03/02/2014

AMIGO DAS CRIANÇAS

Proposta metodológica para o uso da revista O Amigo das Crianças, edição 49


Para início de conversa

O tema proposto pela revista “O Amigo das Crianças”, número 49, é o cuidado com a vida. Este tema é de suma importância em qualquer ano da vida comunitária e escolar. É importante perceber a amplitude e dimensão do assunto, englobando o cuidado com a vida, com as outras pessoas, consigo, com a natureza, com a saúde e com tudo aquilo que Deus fez para nós. A partir disso, é importante refletir com as crianças sobre o quão valioso são tais presentes de Deus. Abaixo, seguem algumas sugestões de atividades que podem ser adaptadas a diversos níveis, englobam diversas áreas do conhecimento e devem ser trabalhadas de forma concomitante com as histórias e atividades da revista.

 

Atividades

Dinâmica com ovelhas recortadas em EVA
(Prepare, com antecedência, ovelhas de EVA e cole-as em um palito de picolé. )
Cada criança recebe uma ovelha e escreve sobre ela uma palavra que lembre o cuidado. Após, em círculo, cada uma lê e fala porque pensou nessa palavra. A pessoa que coordenada a aula ou o encontro, vai direcionando a reflexão.
Caso você tenha na turma crianças não alfabetizadas, peça que elas falem oralmente a partir do cuidado que elas recebem em casa.

Acróstico
(crianças alfabetizadas)
Trabalhe as letras da palavra cuidado. Proponha às crianças que façam um acróstico ou faça-o em conjunto com a turma. Depois, esse acróstico pode ser confeccionado em um bonito cartaz e decorar a porta da sala de aula ou do encontro na comunidade.

Saber cuidar
Produção textual com o tema cuidado: o cuidado com o mundo, comigo, com as outras pessoas, com a natureza, com os presentes que Deus nos deu. Antes, reflita com as crianças: quem cuida de nós? Quem cuida de você? Do que devemos cuidar?

Mãos em ação
(crianças alfabetizadas e não alfabetizadas)
Produção artística com o tema cuidado, com diferentes materiais (sementes, papel colorido, tecido, canetinha, lápis de cor, cola colorida, entre outros).

Quem conta uma história?
(crianças alfabetizadas)
Traga outras parábolas para a sala de aula ou sugira que as crianças pesquisem e contem para os e as colegas o que pesquisaram.

Cuidado o ano todo
(crianças alfabetizadas e não alfabetizadas)
Confeccione um calendário maior, com as datas sugeridas pela revista, de forma artística, reciclando materiais que iriam para o lixo. Aproveite para refletir com as crianças o cuidado com a natureza.

Nós cuidamos
(crianças alfabetizadas e não alfabetizadas)
Trabalhe notícias sobre poluição, desmatamento e outras que são bons exemplos de cuidado com o ambiente em que vivemos. Traga para a realidade das crianças. Que cuidados devemos ter na nossa escola? Na nossa casa? No nosso bairro? Na nossa comunidade? Na cidade onde vivemos?

Para a vida melhorar
(crianças alfabetizadas e não alfabetizadas)
Faça com as crianças uma lista com os cuidados que podemos ter com a nossa sala e o nosso lugar de encontro. Estas poderão ser as regras para serem seguidas durante o ano.

Dinâmica dos olhos vendados
(crianças alfabetizadas e não alfabetizadas)
As crianças formam duplas. Uma delas tem seus olhos vendados e a outra deverá guiá-la conforme a orientação da pessoa que coordena. É importante adequar a atividade a um espaço compatível com a idade das crianças. Com essa atividade pode-se fazer uma reflexão com a história que diz que o pastor dirige suas ovelhas e, além disso, trabalhar a confiança no colega e o cuidado que aquela que enxerga, deve ter com a que está de olhos vendados.

Curiosidades
Trabalhe a história da matemática no mundo, como iniciaram as contagens, o que as pessoas faziam para saber quantos elementos haviam em determinado espaço (pedrinhas, riscos e depois, o surgimento dos números).

Vamos contar?
Quantificar o que é 100, o que é 99. Utilizar diferentes materiais: tampinhas, palitos, contas, moedas. Observar e refletir com as crianças, que nem sempre 100 é do mesmo tamanho. Ou seja, 100 tampinhas ocupam um espaço diferente de 100 livros, por exemplo. Ou ainda, 100 ovelhas ocupam um espaço diferente de 100 formigas.

Descobertas bacanas
Traga Bíblias e procure com as crianças os Salmos comentados na revista. Converse com elas sobre como a Bíblia é organizada e sobre sua linguagem. Leia outros Salmos com a turma e reflita sobre eles.

De olho no mundo
Utilize um mapa mundi ou globo terrestre, para ilustrar e conversar sobre o cuidado com o mundo e com a natureza.

Eu tenho medo de...
Estimule as crianças a falarem sobre os medos. Para isso, realize uma dinâmica, onde cada uma escreve ou desenha do que sente medo. Depois, guarde dentro de uma caixa e converse sobre tais sentimentos.

Vamos ao teatro?
Teatro de fantoches. Confeccione fantoches com as crianças. As personagens podem ser ovelhas, pastor ou ainda outros fantoches. Crie histórias verbalmente, falando sobre medo, cuidado e outras questões que possam surgir.

Nunca 10
Jogo nunca 10, com ovelhas. Confeccione, com antecedência, muitas fichinhas azuis com desenho de uma ovelha e outras fichas maiores na cor laranja. Forme grupos com 4 crianças. Cada uma joga o dado e pega o número de ovelhas que caiu. Quando a criança estiver com 10 ovelhas azuis, deve trocar por uma laranja, que vai valer 10. No final, cada um conta quantos pontos fez, lembrando que as azuis valem 1 e as laranjas 10. Esse jogo trabalha o sistema de numeração decimal.

Esquenta-cuca
Crie situações matemáticas sobre o tema, adequando à idade das crianças, utilizando o nome delas. Exemplos:

A) ELISA CONFECCIONOU 12 OVELHAS DE PELÚCIA. DEU 2 PARA GIOVANNA E 3 PARA CAROLINA. QUANTAS OVELHAS ELISA AINDA TÊM?
CONTA:____________________
RESPOSTA:___________________________________________________
DESENHE AQUI A ELISA FAZENDO AS SUAS OVELHAS.

 

 

 

B) PEDRO MORA EM LINDOLFO COLLOR. UM DIA, ANDANDO PELO CAMPO, ELE VIU 5 OVELHAS, 7 CACHORROS E 5 GATOS. QUANTOS ANIMAIS PEDRO VIU?
CONTA:____________________
RESPOSTA:___________________________________________________
DESENHE AQUI OS BICHOS QUE O PEDRO VIU.

 

 

 

C) O PASTOR FOI RECOLHER SUAS OVELHAS. PRIMEIRO JUNTOU 10 E DEPOIS MAIS 5. QUANTAS OVELHAS ESTAVAM NESSE REBANHO?
CONTA:____________________
RESPOSTA:___________________________________________________
DESENHE AQUI AS OVELHAS DO PASTOR. SE QUISER, PODE PINTAR BEM COLORIDO.

 

 

 

Elaboração: Professora Guadalupe Pasqualotto
Ivoti/RS

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br