Ainda nos encontramos em clima de festa. Recém sentimos que o ano novo começou e aos poucos, as atividades corriqueiras vão retomando os seus rumos. Principalmente, quando observamos que com a passagem do novo ano, muitas coisas continuam absolutamente comuns. Simplesmente nada mudou! Percebemos que comer lentilhas, brindar, dar pulos nas ondas do mar, entre outras coisas, não alteram a rotina do novo ano, ele continua idêntico ao ano velho. Quando nos damos conta, que tudo permanece igual, geralmente ficamos tristes e desanimados, pois deixamos o nosso coração cheio de esperanças, com desejos que nem sempre são possíveis de serem realizados.
Nesse sentido, vem ao nosso encontro a palavra bíblica de Pv 17.22, que diz: “A alegria faz bem á saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos”. Mesmo que os desejos e os sonhos que almejávamos não se tornem realidade, precisamos perceber que a vida vale a pena ser vivida, com suas tristezas e com suas alegrias.
Você já percebeu que na maioria das vezes, a nossa vida é mais marcada por alegrias, do que tristezas? Que em grande parte, nós relembramos mais momentos tristes e difíceis, do que as alegrias da vida. Geralmente isso acontece, porque queremos que a nossa existência, seja somente marcada por momentos de grande esplendor e não percebemos que o encanto, a alegria está presente nas pequenas coisas, nas mais normais e corriqueiras.
Que o Trino Deus, possa nos auxiliar para que nesse novo ano não fiquemos preocupados em realizar esplendidos projetos pessoais. Que possamos na beleza do dia-a-dia, na oportunidade de levantar a cada manhã, de ouvir o canto dos pássaros, de receber um bom dia, entre outras questões, encontrarmos alegrias, que fazem bem a saúde física, mental e emocional. Que possamos nesse novo ano, aproveitar com o coração alegre, tudo aquilo que o nosso Criador diariamente nos presenteia. E quando fizermos isso, com toda a certeza teremos um feliz e abençoado ano novo. Amém.
Teólogo Adilson Koch – Victor Graeff, RS