Alegria no Espírito Santo

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: João 16.16-23

“Assim também vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar”. (v. 22)



Tudo depende de nós confiarmos em nosso amado Senhor Cristo e aceitarmos como verdade a sua palavra que, mesmo que nos afetem desgraça e tentação, isso é de nenhuma importância. Assim nos consolamos no sofrimento. Pois não se pode gozar de alegrias quando antes não se passou por dor e sofrimento.
É maravilhoso como o Senhor revela a seus discípulos a alegria que os aguarda. “Outra vez vos verei”, diz ele. Isso aconteceu no dia da santa Páscoa, quando o viram em vida nova, eterna. Da mesma forma Cristo vê também a nós, e o nosso coração se alegra quando nos apropriamos de sua ressurreição e vemos como ele venceu por nós pecado, a morte e o diabo, para que, por meio dele, vivamos também nós eternamente. Essa é a verdadeira alegria permanente e eterna, alegria que transforma tristeza em alegria e que jamais nos será tirada. Por isso não devemos ser impacientes e desanimados quando estamos sob a cruz. Pois Cristo ressuscitou e está sentado à direita de seu Pai, para nos defender contra o diabo e todo o sofrimento e nos tornar eternamente bem-aventurado. Conceda-nos isso o fiel Deus e Pai, por meio de seu Filho e nosso Salvador, Jesus Cristo. Amém.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Alegria no Espírito
A tua mocidade se renova Salmo 103
Alegria no Espírito Santo João 16.16-23
O mistério da alegria João 16.19-20
A parábola da alegria João 16.21-24
Gozo completo João 15.7-11
O fruto do Espírito é ... alegria Gálatas 5.22-26
A alegria sob a cruz Atos 9.10-19
A alegria completa João 16.23b-28

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 23
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20431
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br