Alegrar-se é bom e saudável. É por esta razão que em nosso mundo existe uma verdadeira indústria preocupada em fabricar coisas para alegrar as pessoas. Muito do que o ser humano tem criado objetiva a alegria. No entanto, vemos muitas pessoas tristes, infelizes, depressivas. Parece que esta forma de construção da alegria não tem logrado êxito. O que está acontecendo? A verdade é que as formas que a sociedade tem criado para alegrar-se são tremendamente egoístas onde cada um busca sua felicidade particular. São formas individualistas de alegrar-se, por isso acabam se convertendo em alegrias passageiras. São alegrias pautadas em questões materiais e, como tais, são perecíveis.
Como contraponto a alegria do mundo a palavra de Deus convida a alegrar-se no Senhor. Alegrar-se em Deus é beber da verdadeira fonte da alegria. Quando nos alegramos em Deus descobrimos que a alegria não está no ter, mas no ser. Em Deus aprendemos a nos alegrar com as pequenas coisas que acontecem. Em Deus aprendemos que a alegria não está nas grandes conquistas e sim nas pequenas realizações e sonhos do dia a dia. Para nos realizarmos como pessoas e sermos alegres não necessitamos ter o melhor carro, a maior casa, mas ter Deus nos abençoando e dirigindo nossas vidas com sua palavra e seu Santo Espírito.
Quando buscamos alegria nas coisas materiais nunca nos satisfazemos porque sempre queremos mais. Mas quando buscamos a alegria em Deus encontramos motivos reais para nos alegrarmos. Nele descobrimos a alegria duradoura que nos faz vibrar com a vida. Em Deus aprendemos que a alegria acontece no encontro e convívio com as pessoas amigas, no respeito e no auxílio mútuo, no convívio sincero, na prática da justiça e do amor. Tiremos um tempinho para nos alegrarmos no Senhor e certamente viveremos mais felizes e alegres. Que Deus nos abençoe. Amém