Água

01/12/1999

Água

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Gato escaldado tem medo de água fria. Água parada é funda.

Cada pessoa tem sua experiência elementar com a água: Nadar no mar em direção ao horizonte: a água leva! Experiências passadas com um arroio, cuja água podia ser bebida sem nenhuma preocupação. Onde não jorravam fontes, arroios, as pessoas sempre já cavavam poços. Contudo, quem ainda conhece um velho poço com corda, balde e roldana? A roldana geme quando se gira a manivela para puxar o balde cheio de água para cima. Clara e fresca é a água, treme à luz do sol como se tivesse vida. E não se está sozinho no poço. Onde há água, há pessoas que conversam. Assim era antigamente no poço no portão da cidade, e em tantos poços dos quais fala na Bíblia. Muita coisa mudou desde que a água flui em canos.

Buscar água, pegar o que é líquido, dar forma ao que é disforme — a palavra alemã ¨Schöpfung¨ (Criação) tem a ver com isso. A linguagem torna compreensível o incompreensível. Quem busca (schöpfen) água está ligado a Deus de forma elementar. Vem, Espírito Criador — a velha súplica de Pentecostes traz em si essa imagem. Agua fresca de fonte é cheia de vida e de saúde. No Batismo, conforme um preceito cristão primitivo, deveria-se usar água corrente (¨viva¨). O costume de buscar água na Páscoa é muito antigo e foi preservado em alguns lugares até hoje: No dia da Páscoa, moças buscam água na fonte à luz do sol nascente, em silêncio. Acreditam que essa água tem efeitos maravilhosos para a saúde, juventude e beleza.

Em uma época de fontes contidas e de arroios encanados, fica difícil se aproximar de tais experiências elementares com a água. Será que isso também tem a ver com o fato de que esquecemos da importância da água?

A água é o habitat de numerosos animais. A história da Criação na Bíblia diz: ¨Deus disse: Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos¨. No Jardim do Éden, nascia um rio que regava o jardim e que, saindo dali, se dividia em quatro rios, e em Jerusalém, a cidade da salvação futura, haverá fontes jorrando água fresca —¨clara como um cristal¨.


Hans Schmiedehausen (Extraído de Der Gemeindebrief)


22 de março: Dia da Água
A Organização das Nações Unidas declarou o dia 22 de março como o Dia Internacional da Água. O objetivo é alertar todos os países para que priorizem a defesa das águas assim como o abastecimento de água potável em sua política de ecologia, saúde e desenvolvimento.


Voltar para o índice do Anuário Evangélico 2000
 


Autor(a): Hans Schmiedehausen
Âmbito: IECLB
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2000 / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1999
Natureza do Texto: Artigo
ID: 33095
REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br