Advento

Meditação

26/11/2008

Porém João disse a todos: “Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lucas 3.16).

Amigos! Estamos num período especial do ano. É Advento!  Pessoas, lares, comunidades são envolvidas com a boa nova do nascimento do menino Jesus. Menino que deixa de ser criança para tornar-se nosso Salvador. Apesar de todas e muitas preocupações, somos desafiados a não só anunciar, mas vivenciar esta boa nova.

João Batista que pregava pelo deserto arrependimento de todo pecador, quer nos ajudar nesta jornada. Ele anuncia que virá alguém muito mais poderoso do que ele, que vai transformar pessoas e vidas. O que vem, conforme João, batizará com o Espírito Santo e com fogo. Este batismo não é mais apenas rito. É muito mais poderoso. É o batismo que capacita as pessoas a produzirem frutos dignos de arrependimento.

É por isso que João é tão insignificante diante daquele que vem, que nem sequer é digno de desamarrar as sandálias. A diferença está no poder de dar o Espírito. João só pode convocar ao arrependimento e propor a prática dos seus frutos. Mas isso nunca vai passar de convocação e proposta. Realizar a novidade de vida só é tarefa daquele que vem: Cristo Jesus.

Por isso, é preciso preparar-lhe o caminho. Ele vem trazer o batismo do espírito, mas vem trazer também o juízo. Ele vem limpar a eira. Tem celeiro para o trigo, tem fogueira para a palha. A única possibilidade parece ser a de que, diante do juízo, há uma oferta. É possível arrepender-se. O batismo com água é sinal disto. Mas este arrependimento não pode ficar só no rito. Não! Há a exigência por uma nova prática.

Aos dispostos a seguir este caminho, João prepara  com água. O que vem lhes dará o Espírito e o fogo para que, apesar da fraqueza, produzam frutos dignos:  frutos da justiça, frutos da misericórdia, frutos da partilha, frutos da paz, frutos do amor.

Penso que as palavras de João não são apenas ameaça, mas acima de tudo Evangelho da boa nova. E nossa missão como Igreja de Jesus Cristo também neste período que antecede o Natal, é ajudar as pessoas a compreenderem este anúncio de João sem ameaçar e sim, motivar para transformar mentes e corações – palavras em ações.

Por isso: rejubila, filha de Sião.  Alegrai-vos sempre no Senhor! Porque ele vem. Vem fazer de pedras, filhos – gente. Assim, todos nós somos convidados a celebrar o Advento e o Natal. Pense nisto e faça a sua parte! Amém.

P. Valmor Haag


Autor(a): Valmor Haag
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8458
REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br