Advento

Meditação

25/11/2005


Conforme o calendário litúrgico da Igreja cristã, estamos vivendo o tempo de Advento. O Advento compreende o período de quatro semanas antes do Natal.

O Advento pode receber diferentes significados. Ele marca o início de um novo ano para a Igreja cristã, lembra o tempo em que o povo de Israel esperou pela vinda do Messias, anuncia a proximidade do Natal e o nascimento do Messias, anuncia a proximidade da vinda de Jesus, etc.

Tudo isso tem a ver com o sentido do Advento. No entanto, tomo a liberdade de refletir sobre o Advento numa outra perspectiva.

Cada um dos quatro domingos de Advento pode ser compreendido como anúncio da presença e da proximidade de Deus no mundo.

No primeiro domingo de Advento a Igreja anuncia que Deus se faz presente no mundo como Criador, aquele que criou o universo, que cria e mantém a vida. Cabe a cada um de nós perceber a criação e a vida como obra de Deus. O tempo de Advento nos convida a uma conversão ao Deus Criador, a termos mais amor e respeito para com a criação e a vida – dom de Deus.

O segundo domingo de Advento anuncia que Deus se faz presente no mundo em Jesus. Jesus é o próprio Deus que se fez ser humano e habitou entre nós. Através de Jesus Deus se encarnou e interviu no mundo para salvar a sua criação e toda a humanidade. Advento nos convida a ver Deus em Jesus, a aceitar a salvação que Deus nos dá em Jesus.

O terceiro domingo de Advento anuncia que Deus se faz presente no mundo pelo Espírito Santo. Após a ascensão de Jesus Deus enviou o Espírito Santo. É através do Espírito Santo que Deus se manifesta e age de forma redentora no mundo e em nossas vidas. É através do agir do Espírito Santo que Deus nos converte e salva, nos dá uma nova vida - eterna.

O quarto Advento ainda não aconteceu – há de vir, como a própria palavra diz. Será o Advento da volta de Jesus ao mundo. Jesus virá para estabelecer de forma plena e definitiva o reino de Deus, virá para levar todos os filhos de Deus ao reino celestial. Ninguém sabe quando Jesus virá! A Bíblia adverte que devemos vigiar e estar permanentemente preparados para esse dia.

Convido você para refletir sobre essa mensagem. Aproveite bem esse tempo santo de Advento e Natal. Que o seu coração esteja aberto para receber e celebrar a presença de Deus em sua vida. Que você reconheça Deus através da sua criação, de Jesus e do Espírito Santo. Que o tempo de Advento lhe motive a comemorar a salvação em Jesus. Que assim seja!


 


Autor(a): P. Eldo Krüger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento

Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7365
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br