O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor... O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.
(Provérbios 16.1,9)
Mais um ano terminou e um novo se coloca à nossa frente. Temos a chance de aprender com o que passou e iniciar um novo ciclo com mais sabedoria e experiência. Com o ano que se inicia, de certa forma, recomeçamos, temos a chance de escrever novos capítulos em nossa história, com os aprendizados que temos feito ao longo de nossa trajetória.
Normalmente início de ano é tempo de refletir onde estamos e onde queremos chegar ao decorrer do ano. Criamos expectativas, traçamos metas, colocamos objetivos, sonhamos, planejamos. Como é bom sonhar, planejar, isso nos mantém vivos e em movimento, é muito bom e faz parte da vida.
Mas ao sonharmos e traçarmos planos para este ano seria bom se lembrássemos do lembrete de provérbios. Podemos (e eu diria que devemos) ter objetivos, traçar nossos caminhos, planejar, mas sem nunca esquecer que é o Senhor quem dirige nossos passos, a resposta certa, virá dele, sempre.
Nem sempre aquilo que sonhamos e planejamos é o melhor para nós. Por isso antes de estabelecer metas ou traçar caminhos, leve sua vida diante do Senhor. Peça Sua orientação e direção para que os teus objetivos estejam de acordo com os propósitos do Senhor.
Se você já tem seus planos bem traçados, coloque-os na presença do Senhor, peça para que Ele realmente dirija seus passos, de forma que apenas a vontade Dele se cumpra na sua vida.
Oremos: Amado Pai, não sabemos o que este novo ano reserva para nós, mas entregamos cada um dos dias que viveremos em Tuas mãos, com humildade pedimos que dirijas nossos passos, ilumine nossos caminhos, nos faça conhecer Tua vontade e nos ajude a viver de acordo com ela, por Cristo. Amém.