Adam Drese (1620-1701) HPD nº 210
Nasceu: 15 de dezembro de 1620, provavelmente em Weimar, Thuringia (Alemanha).
Faleceu: 15 de fevereiro de 1701, Arnstadt, Thuringia.
Por iniciativa do Duque Wilhelm IV de Weimar, Drese estudou música em Varsóvia, Polônia, com o italiano Marco Sacchi. Em 1652 ele se tornou Kapellmeister (Maestro) na corte do seu protetor em Weimar. Era pessoa alegre e engenhosa. Quando ensaiava uma ópera em Weimar ele fez questão de assumir pessoalmente o papel mais jocoso.
Em 1662, depois da morte do duque, a Capella foi dissolvida e Drese buscou uma posição semelhante com o Duque Bernhard em Jena. Quando aquele duque morreu (em 1678), Adam Drese foi procurar outro emprego.
Em 1683 achou o cargo como Maestro de Capella do Conde de Schwarzburg em Arnstadt, onde Drese permaneceu até a sua morte. Em Arnstadt Adam Drese se uniu ao movimento pietista de Philipp Jakob Spener. Ele queimou as suas óperas e dedicou muito do seu tempo aos Pietistas que freqüentemente se encontraram na sua casa. Nos Registros de Óbito da igreja em Arnstadt encontra-se a seguinte anotação: Aos 15 de fevereiro de 1701, às 10 horas da noite, o senhor Adam Drese dormiu em Deus, contando com 80 anos e 2 meses de idade.
Quatorze das suas melodias de hinos apareceram em Musikalisches Lustwäldlein (1652-1657), editado por Georg Neumark. Além de compositor de melodias ele era escritor de literatura edificante. Havia entre seus amigos o músico Heinrich Schütz e a família Bach.
Em nosso hinário encontra-se a melodia Seelenbräutigam, da autoria de Adam Drese (em 1698), sob HPD nº 210 no hino Guia-nos, Jesus, pela tua luz de Nikolaus Ludwig Conde von Zinzendorf.
Fontes: www.cyberhymnal.org
Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch für Bayern und Thüringen, Munique, 1995
http://www.bach-cantatas.com/Lib/Drese.htm