Uma calorosa confraternização de jovens tomou conta do Centro de Eventos Rodeio 12, que pela primeira vez, a partir de uma proposta ousada, recebeu o 35º Acampamento Intersinodal de Jovens, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Quase 600 pessoas passaram pelos quatro dias do evento. Foi um mar de gente para todo lado. A vida pulsou em cada atividade, em cada ação, no abraço de amigos, na alegria do reencontro, na emoção da despedida. Foram dias que não serão esquecidos.
As atividades giraram em torno de tema: “Jesus: - Jovem, quem tu dizes que eu sou?”. Na programação constaram programas como estudos bíblicos, palestras, louvor, meditações, oficinas práticas e teóricas, caminhadas, esportes e momentos livres de integração e descontração. A proposta do acampamento é oferecer atividades, no período do Carnaval, que possam contribuir com o crescimento pessoal, integração entre paróquias, reflexões aprofundadas sobre o Evangelho e sobre a sociedade, além de ainda ser uma ferramenta de inclusão e união.
As coordenações sinodais da JE nos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense avaliaram a integração entre as duas unidades da IECLB, como algo enriquecedor e desafiador. De acordo com a coordenadora da Pastoral da Criança e Juventude no Vale, Katilene Willms Labes, esta foi uma pequena experiência do que é possível fazer como igreja além dos próprios muros. “Este acampamento nos causou muita surpresa, nunca imaginávamos trabalhar com este número, mas a compreensão dos jovens, a parceria dos responsáveis e a dedicação dos ministros foram imprescindíveis. Podemos sonhar mais alto, quem sabe outros eventos em conjunto?”.
Pouco mais de ¼ dos jovens participantes vieram da região de Joinville, Jaraguá do Sul e do Contestado, o restante dos grupos no Vale do Itajaí. Novas amizades foram formadas, laços criados e muita vontade de ser jovem de Jesus Cristo no mundo. A partir dali, cada um foi desafiado a ser sal e luz neste planeta.
“Foi renovador! Cada um reafirmou ‘eu sou’ de Jesus Cristo, como o pão da vida, onde quem se alimentar dele não passará fome; a luz do mundo, onde quem o seguir não caminhará na escuridão; a porta; o caminho para os pedidos; a videira; o bom pastor que cuida, ama, se preocupa com suas ovelhas. Sendo esses indicativos para os jovens construírem a resposta, de quem é Jesus Cristo pra eles. Afinal, não estamos ali para trazermos respostas prontas. Mas sim, de forma coletiva construir a resposta de quem é Jesus, o centro e inspiração para nossa fé, e para nosso viver”, reforçou Fábio Schultz.
Este Acampamento Intersinodal da JE é um exemplo de caminhada conjunta, que expressa bem o significado e a inspiração do termo sínodo, e foi isso que os sínodos fizeram: deram as mãos e juntos caminharam na organização de um evento que aconteceu em 2015 com ótimos resultados e, com certeza, voltará a acontecer em 2016.