A quinta-feira, 16 de janeiro, 2º dia do 31º ARJ foi um dia intenso, carregado de excelentes palestras e oficinas. Tempo livre para bate-papo, “guerra” de água, esporte, meditação, oração e culminou com uma caminhada noturna, desde o Parque de Exposição Germano Dockhorn, até o centro de cidade de Três de Maio.
O segundo dia iniciou com a meditação da Ministra Candidata Beatriz Haacke que abordou o Tema do Ano: viDas em comunhão, com o Lema Bíblico: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós terei paz.” Jeremias 29.7.
A palestra do dia, aguardada com muita expectativa e que trouxe muita informação sobre o (a) jovem e sua realidade, sobre a realidade do (a) jovem que dispõe de menos recursos, sobre situações de marginalidade e preconceito em contra da juventude (ex. rolezinho), foi apresentada pela Pastora da IECLB Cibele Kuss (Secretária Executiva da Fundação Luterana de Diaconia). O tema da Palestra foi: Juventude e Diaconia – Diaconia e Solidariedade. Os/as jovens foram desafiados (a) a compartilharem seus medos, tiveram oportunidade de conversar sobre redes sociais, e símbolos/jeitos que perpassam gerações (ex. música, tatuagem...). Também foi apresentado um vídeo Institucional sobre a FLD, exposição da Rede de Comércio Justo e Solidário e a exposição do Nem tão doce lar.
Após o almoço aconteceram as oficinas. As primeiras oficinas foram divididas por Sínodos. Essas oficinas, a partir das reflexões realizadas, prepararam cartazes e “gritos da JE” para a caminhada noturna. Depois das oficinas coletivas houve as oficinas por interesse. Significativa foi a coordenação de várias oficinas por parte da Secretaria Geral da IECLB (Secretaria de Ação Comunitária). Foram oficinas voltadas aos (as) jovens e seus anseios, sempre tendo como pano de fundo o jeito de ser do ARJ. Também destacamos outras oficinas do COMIN, do CAPA, Problemática das Barragens do Rio Uruguai, Customização de roupa, Jogos para Paz, Grafite, PalavrAção, Construindo Comunidade Inclusiva, Liturgia, Voluntariado e Questão de Gênero.
E a noite... Ah, a noite foi marcante. Caminhada da JE pelo centro de Três de Maio com gritos da JE: Geração Jovem – Jovem gera ação. Cantos, banner, faixas, cartazes acompanharam os jovens nos 6 km de caminhada. Após houve momentos de muita conversa (até as 2 horas). Depois, aquelas e aqueles que ainda tinham disposição, podiam ter o lugar para conversa até as 3 horas.
A sexta-feira prevê a palestra do representante da Rede Ecumênica da Juventude, jovem Eduardo Brasileiro, que abordará o tema: Juventudes e ações transformadoras: justiça socioambiental. Pela promoção dos Direitos Juvenis. A tarde acontecerá o lançamento do material de divulgação do XXII Congrenaje e VIII Fest’Art que acontecerá em Espigão do oeste, Rondônia, Sínodo da Amazônia, nos dias 20-25 de julho de 2014. E, a noite, acontecerão as apresentações das oficinas e a noite cultural.
Veja mais: Repartir Juntos 2014