A Voz do Senhor dá força e concede paz Salmo 29 meditação

Autoria P. Me. Alexander Busch

21/08/2020

A palavra bíblica para nossa meditação é o Salmo 29, verso 11, “O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa o seu povo com paz”.

O Salmo 29 era um salmo conhecido pelo povo, entoado na assim chamada festa dos tabernáculos. Esta festa trazia à memória a caminhada do povo de Deus no deserto. Por isso, no salmo o povo pede para que Deus enviei chuvas para regar a terra.

Não é um salmo muito longo. Se você tiver oportunidade, leia em casa o salmo 29. Nele você irá perceber o povo admirado com a grandiosidade de Deus se revelando em meio a uma tempestade. O Salmo repete 7 vezes a expressão “a voz do Senhor”, comparando a voz do Senhor com o trovão em meio a uma chuva muito forte. Como um trovão, a voz do Senhor está sobre as muitas águas, é poderosa, capaz de quebrar grandes árvores como o cedro e faz tremer o deserto. A voz do Senhor desperta admiração e louvor porque, assim como as chuvas trazem vida ao deserto, a voz do Senhor dá força ao seu povo. O Senhor abençoa o seu povo com a paz.

A ênfase do verso 11 está na palavra força, “O Senhor dá força ao seu povo”. Um colega professor de Hebraico, a língua do AT, explica que esta palavra força na língua hebraica tem a ver com fortaleza, abrigo, refúgio. Ou seja, a força do Senhor é a proteção, a firmeza, o vigor que Deus concede ao povo para enfrentar as tempestades da vida.

O verso 11 continua dizendo que o Senhor abençoa o seu povo com a sua paz. Paz no hebraico se diz shalom, e tem a ver com os relacionamentos de qualidade que Deus torna possível consigo mesmo e com as pessoas ao nosso redor. Dar força e abençoar com paz são duas coisas que Deus faz para o seu povo, para que este não seja tragado pelas muitas águas. A paz de Deus nos carrega em dias turbulentos.

O salmo 29 nos traz à memória a história no NT dos discípulos em meio à tempestade no mar, quando a voz do Senhor Jesus acalmou as muitas águas e fortes ventos. Houve paz. Tudo ficou calmo e os discípulos admirados se perguntavam, “que homem é este que manda até no vento e nas ondas?” (Mt 8.27).

Experimentar a força e a paz do Senhor é possível também hoje. Já tivemos e ainda estamos tendo dias difíceis. Mas a voz do Senhor continua sendo a mesma. Ela continua sendo poderosa, cheia de majestade! Ela continua alcançando a você e a mim. Na palavra de Deus, nas Escrituras Sagradas, encontramos a voz do Senhor. A sua voz nos fortalece, nos abençoa e nos ensina a viver em paz com Deus e com as pessoas ao nosso redor. Amém.

PS: preparado para mensagem online


 


Autor(a): P. Me. Alexander R. Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 29
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58462
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br