A videira em São Bento do Sul

01/07/2012

Jesus Cristo diz: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, este dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.” (João 15.5)
Palavra de Jesus anunciada às comunidades em todos os tempos. Palavra celebrada nos jubileus de grupos, comunidades, paróquias, vivenciada com muita firmeza e fé. O espírito de unidade da videira e os ramos, presente nos 125 Anos da Comunidade Evangélica em São Bento do Sul, bem como nos 90 Anos de Paróquia Evangélica de Barra do Rio Cerro. Nestes eventos a palavra da videira e os ramos se encarnaram e podem ser considerados frutos e testemunho vivo através da história. Celebrar aniversários sempre é uma oportunidade para o resgate da história, da nossa história. Olhar com carinho para o tempo em que, nossos avós iniciaram as comunidades como pequenos ramos, que vingaram com o cuidado permanente do Criador.
Podemos afirmar que somos uma geração privilegiada, sem entrar no saudosismo, mas estamos saboreando os frutos que nossos avós, pais e mães nos deixaram. Lembro com emoção, o testemunho dado por um neto do construtor da torre da igreja da Barra do Rio Cerro. Ele relatou, quando viu o seu avô lá no alto da torre, exclamou assustado: “Vô como você subiu lá encima da torre?” E o avô graciosamente apenas respondeu: “eu não subi, apenas construímos a torre de baixo para cima”.
É admirável a coragem e o entusiasmo com que nossos antepassas construíam estas grandes obras e nos deixaram tamanhos monumentos. Seja isto em escolas, igrejas, torres e sinos, casas pastorais, salões comunitários e outras obras.
Cabe admirá-los também pelo legado do compromisso de fé e confessionalidade que nos deixaram ao longo deste tempo todo. Admiro a persistência destes ramos plantados nesta terra, que nos deixaram uma tradição de Igreja Luterana. Olhando para a história dos nossos antepassados, sentimo-nos desafiados, para darmos continuidade à unidade dos ramos produzindo frutos para a continuidade. Uma maneira bem simples de participar deste desafio pode ser através da Campanha Vai Vem. Participe!
 


Autor(a): Inácio Lemke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 15841
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br