Sim, a água é parte de nossa vida, é uma fonte de cooperação que consegue juntar pessoas. A água faz parte de rituais, carrega os nossos sonhos, nossas esperanças, e a nossa visão - como um rio... (Presidente do 2o Fórum Mundial da Água).
Os relatos bíblicos nos informam que o poço é local de convivência, ponto de encontro. Cria aldeia, oásis e comunidades. No poço as notícias circulam, alegrias e tristezas são compartilhadas. A líder popular Débora convida: À música dos distribuidores de água, lá entre os canais dos rebanhos, falai dos atos de justiça do Senhor, das justiças em prol de suas aldeias em Israel (Juízes 5.11). O velho poço de Jacó, testemunha de muitos amores, de brigas e amizade (Gênesis 29), também abriga o encontro de Jesus com a mulher samaritana, torna-se testemunha da revelação de Jesus como o Messias. Poço, fonte de vida.
Antigamente às margens dos rios as mulheres lavavam roupas e utensílios domésticos, trocavam saberes e repartiam os sofrimentos, criavam poesias e melodias.. Naquele mesmo tempo as águas dos rios refrescavam e alegravam as crianças, jovens e adultos. Nas águas pulavam, nadavam, brincavam... Águas, berço de vida.
Ainda hoje as águas atraem e reúnem milhares de vidas humanas nas praias, nos rios, nos lagos, nas piscinas. Nas águas e em torno delas acontecem o lazer, a prática do esporte,a partilha de sonhos, encontros e amores,... Águas, abrigo e fermento.
A vida passeia pelas águas, acontece em torno das águas. Podemos dizer: a vida é parte das águas.
É urgente o respeito, o cuidado, o carinho com as águas, a valorização das águas como um tesouro divino, como fonte de vida.
P. Guilherme Lieven