Novo ano! E a vida é nova também? Ano novo! Começa agora a vida de verdade?
Estamos animados e esperançosos com 2009. Será um ano de muitos desafios, em todas as áreas da vida. Parece que neste ano haverá mais obstáculos no caminho – crise financeira, queda nas exportações – mas tudo não passará de mais um obstáculo a ser vencido. Assim é a vida de verdade. Nada de ilusões. Tudo realidade. Obstáculos a serem vencidos.
A realidade da vida nos mostra que há uma tênue fronteira entre a felicidade e a decepção. Seria a busca da felicidade, então, equilibrar-se sobre o fio da navalha? Ou então, quem já encontrou o caminho da felicidade, que nos avise como chegar lá.
Disse o poeta não existir um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. Isso muda tudo. Significa que devemos buscar o caminho, e não a felicidade. É uma perspectiva bem diferente da que costumeiramente nos faz buscar algo melhor no ano novo.
Nós todos sabemos que Jesus é esse caminho. Afinal, disse com a autoridade que só Ele pode ter: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Como este caminho pode ser concretizado em nossos atos de esperança no novo ano?
Acredito que você pode, por exemplo, compartilhar com outras pessoas a esperança que tem em Jesus. Isso é fazer do ano novo um ano missionário. A vida pode ser também ter tempo para outras pessoas, ouvindo suas histórias, entendendo suas necessidades. Isso é fazer um ano novo diaconal. A vida pode ser também trilhar o caminho em direção às pessoas que não recebem uma boa notícia, uma mensagem que as coloque em pé novamente. Isso é fazer um ano novo evangelístico. A vida também pode ser vivida de forma arregaçar as mangas em favor de pessoas debilitadas que precisam de uma simples limpeza no jardim ou na calçada. Isso é fazer um ano novo de serviço.
Há tantas formas de fazer a vida feliz, quando simplesmente deixamos de olhar só para nós e passamos a servir ao outro. No Antigo Testamento lemos: “...não vos desvieis de seguir o SENHOR, mas servi ao SENHOR de todo o vosso coração”. E também: “Servi ao SENHOR com alegria” (1 Samuel 7 e Salmo 100) Servir ao Senhor se faz servindo ao próximo!
Você pode ser feliz até ter comprado a casa nova, até ter comprado um carro novo, até ter adquirido um televisor digital... Você pode ser feliz quando receber novamente o 13º. Você pode ser feliz até o próximo outono, até o próximo inverno, até a próxima primavera ou até o verão do ano que vem. Se procuramos a felicidade, a encontraremos aqui e ali, às vezes mais intensamente ou menos. Se, ao invés disso, procuramos o caminho, a felicidade será consequência e a vida será bela. Qual a melhor opção?