O Rabino Jose Bem Kisma relata: “Certa vez, passei por uma localidade e fui abordado por um dos seus moradores. Cumprimentamo-nos e ele me perguntou: Mestre, qual é a sua cidade de origem? E eu respondi: Eu venho de uma grande cidade, na qual vivem muitos sábios e mestres. Então, o homem disse: Mestre, o senhor não gostaria de morar conosco na nossa localidade? Se nos der esta honra, eu lhe darei um milhão em ouro, diamantes e pérolas.
Eu lhe respondi: Mesmo que você me ofereça toda a prata e todo o ouro do mundo, todos os diamantes e todas as pérolas que existem, prefiro viver num lugar onde habita a Lei de Deus (Torá). Pois assim está escrito no Livro dos Salmos, escrito por Davi, rei de Israel: Senhor, a tua Lei vale muito mais para mim do que toda a riqueza do mundo (Salmo 119.72).
E não é só isso. Na hora da morte, nem prata e ouro, nem diamantes e pérolas acompanharão o ser humano, mas somente a Lei de Deus. Sobre os ensinamentos do Senhor nos é dito em Provérbios 6.22-23: Quando caminhares, eles te ensinarão; quando te deitares, te guardarão; quando acordares, falarão contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz”. (Fonte: Uhlig, Matthias – Der Schatz der Thora, Psalm 119. In: Bibel aktuell 124, Stuttgart,2011).
Jesus Cristo confirma a riqueza da palavra de Deus: “Bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (Lucas 11.28).
Durante esta semana, façamos a leitura do Salmo 119 e meditemos, orientados pelas seguintes perguntas: Qual é o benefício de viver sob a orientação da Palavra de Deus? Qual é o jeito de ser e de agir a partir dos mandamentos divinos? Pastor Geraldo Graf, Pastor da IECLB em Belo Horizonte/MG, Vice Pastor Sinodal - Sinodo Sudeste IECLB