Em novembro comemoramos várias datas importantes no calendário. Iniciando pelo Dia de Todos os Santos, 1° de novembro. E a promessa que nos acompanha neste dia vem do Salmo 116.15: Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos. Na IECLB muitas vezes temos dificuldades em aceitar o termo santos. Mesmo que na confissão pronunciamos com clareza que cremos na comunhão dos santos. Tradicionalmente confessamos isso nos cultos, onde acontece a reunião de pessoas pecadoras, perdoadas por Cristo. Pois Igreja sempre será simultaneamente comunhão de santos e pecadores.
Dia 2 de novembro, Dia de Finados, em que são lembrados os falecidos, milhares de pessoas peregrinam pelos cemitérios, enfeitam os túmulos, muitos choram e lembram com saudades alguém muito querido. Temos consciência de que pelos mortos nada mais pode ser feito, a não ser enfeitar as sepulturas e recordá-los. Porém, muito ainda podemos fazer pelos vivos. E são os seres humanos vivos que se reúnem neste dia nos cemitérios. E temos uma mensagem importante neste dia como conforto, esperança, bem como também alertá-las, conforme João 5.24-29.
O último domingo deste mês é o Último Domingo do Ano Eclesiástico ou Domingo da Eternidade. Neste domingo é costume em muitas comunidades lembrar mais uma vez as pessoas que faleceram durante este ano, bem como expressar mais uma vez a solidariedade com os respectivos enlutados, Deus vem a nós também no momento da dor, conforme João. 3.16.
Finalizando o ano eclesiástico com o lema do mês bem condizente e cheio de esperança quando Deus diz: Eis que faço novas todas as coisas.(Ap. 21.5). Esta é uma promessa de nosso Deus, que conta conosco desde a criação para uma boa convivência com a vida neste mundo. O Advento de um novo tempo que já se anuncia com novos desafios sem resignação. Com certeza Deus vem a nós e nós queremos ser seus instrumentos, na construção de um mundo digno e justo em favor dos menos favorecidos. Construir um mundo de PAZ, no qual me comprometo diariamente, em minha família, meu trabalho, em minha comunidade em minha região, em meu país a respeitar a vida, a minha e a dos outros seres.
Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
O Caminho - 11/2006