“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.”
Salmo 119.105
Costumamos ouvir este versículo bíblico no culto, antes da leitura do evangelho. Frequentemente ele é usado dessa forma, como versículo de aclamação. Ele sinaliza que o que iremos ler ou ouvir a seguir é palavra de vida e salvação, evangelho de nosso Senhor Jesus e, por isso, é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos.
Além de luz, de orientação para os caminhos, a palavra de Deus é o que nos sustenta. É a palavra de Deus que fundamenta a própria igreja cristã. Há alguns dias, ouvi uma senhora exclamar com um pouco de tristeza, mas com muito mais indignação: “Do jeito que anda, a igreja vai se acabar!”
Graças a Deus que a existência da igreja não depende de nós! Pois, se assim fosse, aí poderíamos concordar que a igreja vai se acabar. Ou já teria se acabado. Ao longo da história, a igreja sempre passou por altos e baixos, crises e reformas. Aliás, para isso serve a crise, para nos conduzir à mudança. O ponto de partida das propostas reformatórias de Martim Lutero sempre foi a palavra de Deus. Lutero compreendia que a palavra anunciada pela igreja também é o que gera a mesma igreja, a rege e alimenta.
Nos centros urbanos, a IECLB vem enfrentando o desafio de ser uma igreja que vai ao encontro das necessidades das cidades. No interior, comunidades veem-se diminuindo devido à migração das pessoas mais jovens em busca de trabalho e estudo. O tema do ano da IECLB nos motiva a não nos deixarmos abater pelas dificuldades, a não perdermos a esperança e o amor por nossas comunidades. Comunidade é estilo de vida a ser assumido seja qual for o contexto.
A igreja não se acaba, a vida em comunidade não pode parar. A palavra de Deus sustenta a igreja. Mesmo onde existem desafios, mesmo onde a comunidade é pequena, se ali há a palavra de Deus em meio às pessoas, ali está a igreja de Jesus Cristo. E não está sozinha, mas está irmanada com outras comunidades, paróquias, sínodos, com outros irmãos e irmãs na fé que também se reúnem em torno da palavra.
Este é o maior e sempre presente desafio para a igreja: manter-se firme na palavra de Deus. Em tempo de Pentecostes, lembramos que, mesmo apesar de seus esforços e seus fracassos, a única razão da igreja permanecer até hoje continua sendo a ação do Espírito Santo por meio da palavra de Deus, determinada em Jesus Cristo.
Sua comunidade, sua paróquia enfrenta dificuldades? Não esqueçamos de que a luz para os caminhos mais difíceis é a palavra de Deus. E essa palavra nos ensina que temos um Deus que nos da força, ajuda e protege com sua forte mão.
PPHMista Beatriz Regina Haacke
Paróquia Evangélica do Planalto Médio