A marca registrada dos cristãos

27/02/2014

Queridos amigos e amigas, irmãos e irmãs em Cristo.

Está se aproximando o feriado de carnaval. Depois do carnaval vem a quarta-feira de cinzas, e com este dia inicia um tempo chamado Quaresma. Os nossos antepassados guardavam esta época para meditar sobre a vida e refletir sobre os sofrimentos de Jesus, o Filho de Deus. Mas nos dias atuais muitos esqueceram o significado da Quaresma.

Para entender a importância desse tempo precisamos recordar a sua origem e meditar sobre o seu significado.

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa mais importante do Cristianismo: a Páscoa, quando comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo.

Desde o século IV a Igreja relaciona a Quaresma com eventos importantes da Bíblia: os quarenta anos de peregrinação do povo de Deus pelo deserto, os quarenta dias de jejum de Moisés, antes de receber os mandamentos de Deus, os quarenta dias de jejum e provação de nosso Senhor, como tempo de preparo para o início de sua missão, os quarenta dias que transcorrem desde a sua ressurreição até a sua ascensão.

A quaresma, tendo estes fundamentos bíblico-teológico-históricos, quer ser assim um tempo de preparo também para os cristãos. É um tempo litúrgico importante para a Igreja, pois queremos meditar sobre a intervenção de Deus em nossa história. O período é reservado para a reflexão e conversão espiritual. Os cristãos são convidados a se aproximarem de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos.

Para dentro dessa proposta é importante e desafiadora a palavra bíblica que nos acompanha como lema neste mês de março. Jesus Cristo diz: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13.35).

Todas as grandes empresas e organizações, bem como os produtos que consumimos, têm os seus logotipos, suas marcas registradas que os identificam. Qual será a marca registrada dos cristãos? Jesus nos desafia nesta palavra: é o amor de uns para com os outros. Mas não um amor teórico, apenas reflexivo e sim amor bem concreto que se materializa e concretiza em nossas atitudes. Por isso, no verso anterior ao lema, Jesus dá um novo mandamento ao colocar-se como modelo, exemplo e inspiração de como podemos amar: Assim como eu vos amei (João 6.34).

Que possamos aproveitar este tempo da Quaresma para avaliar a nossa vida, meditar sobre nossas atitudes e principalmente nos inspirarmos no amor de Cristo para melhorarmos a nossa marca registrada como cristãos: O amor sincero de uns para com os outros. Fraterno abraço.
 


Autor(a): Germanio Bender
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 35
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 26961
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br