A incompreensível majestade de Deus

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 1 Timóteo 6.11-16

O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno”. (v. 16)



Esta vontade oculta não se deve investigar, mas adorar com temor e tremor como um profundo e santo mistério que Deus reservou só para si.
Assim sendo, abandonamos a pretensão de investigar, a majestade e a vontade não-revelada de Deus. Porque isso não é de nossa conta, e Deus nem quer que seja. Deus faz muitas coisas que ele não revela através de sua palavra. Eis porque devemos voltar nossa atenção para a palavra e deixar de lado sua vontade não-revelada. Não temos mandamento de Deus para investigar esta última. Devemos guiar-nos pela palavra, e não pela vontade não-revelada. Não devemos nos preocupar querendo investigar os elevados, grandiosos e santos mistérios de Deus, que habita em luz inacessível, como diz Paulo (1 Timóteo 6). Devemos nos apegar ao Deus que permite que nos aproximemos dele, aquele que se fez homem, Jesus Cristo, o Crucificado. Nele, como diz Paulo, estão ocultos todos os tesouros da sabedoria de Deus (Colossenses 2.3). Por meio dele temos em rica medida tudo o que devemos saber e, também, o que não devemos saber.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Triúno Deus
Enviou ao seu povo a redenção... Salmo 111
O Triuno Deus Romanos 11.33-36
Um só Deus em três pessoas Mateus 28.18-20
Distinguir as três pessoas Mateus 3.13-17
A incompreensível majestade de Deus 1 Timóteo 6.11-16
Deus não pode ser compreendido Romanos 11.33-36
Se com ele sofrermos Romanos 8.12-17
O Espírito Santo traz Cristo ao coração Efésios 3.14-19

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Timóteo I / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22195
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br