A igreja sofredora

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 1 Pedro 5.5-11

Resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”. (v. 9)



Em meio a essas tentações, São Pedro consola os cristãos sofredores, lembrando-lhes que não são os únicos nem os primeiros que são tentados dessa forma, como se fosse uma cruz, um sofrimento excepcional, raro ou inusitado, e eles fossem os únicos a sofrer; ao contrário, precisam saber que seus irmãos, os cristãos, estão sujeitos a sofrimento semelhante, sempre e em toda parte, pelo fato de estarem no mundo, sofrimento causado pelo diabo e seus seguidores. Pois ver e saber que não se está sozinho, mas que se está sofrendo juntamente com a grande massa, é alívio e consolo sem par para o sofredor.
Por isso, ninguém deve pensar que sua angústia e necessidade são tantas e tão terríveis, como se fossem algo novo e outros nunca tivessem passado pelo mesmo. Talvez, no seu caso, seja realmente algo novo e jamais experimentado anteriormente; mas olhe a sua volta e atente para a multidão de cristãos de sua amada Igreja, desde o seu início até hoje. Ela foi colocada no mundo para ser alvo constante dos flagelos do diabo e para ser provada e peneirada constantemente, como se faz com o trigo.
Porque, no momento em que Deus, através de sua palavra e da fé, conseguiu reunir uma Igreja, o diabo, imediatamente, entra em ação. E, quando não consegue destruí-la por meio de seitas, lança-se contra ela com perseguição e violência, a ponto de termos de arriscar e sacrificar o corpo, a vida e tudo que temos.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: A Igreja em Luta
Não têm conta os males que me cercam Salmo 40
Guerreiros de Cristo Efésios 6.10-17
A grande luta de Miguel Apocalipse 12.7-12
Defender a honra de Deus João 8.48-55
A verdade acima da unidade 2 Coríntios 13.5-10
As armas da fé Efésios 6.13.20
Em prontidão Efésios 6.13.20
A Igreja sofredora 1 Pedro 5.5-11

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22594
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br