A humildade de Picasso

28/04/2009

Você conhece Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria dSantissima Trinidad Ruiz y Picasso? Pois este é o nome do mais famoso artista plástico do século 20, conhecido como Pablo Picasso.e los Remedios Cipriano de la

Ele nasceu em Málaga, na Espanha, em 1881. Seus quadros, peças de cerâmica, esculturas são verdadeiras obras de arte, espalhadas em museus e coleções particulares. Picasso faleceu em 1973 e deixou um grande legado para a humanidade.

Certa vez, ao visitar uma exposição de desenhos de crianças, Pablo Picasso disse: Quando eu tinha essa idade, sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças. Esse depoimento de Picasso revela um traço valioso de seu jeito de ser, de seu jeito de conviver com as pessoas. Famoso, e como hoje diríamos, uma celebridade, Picasso foi uma pessoa humilde.

Durante 26 anos, Picasso freqüentou a barbearia de Eugenio Arias que lhe cortava o cabelo. Ele cultivou uma relação de fidelidade com esse barbeiro, porque confiava nele e não gostava que outra pessoa tocasse em sua cabeça. Essa amizade rendeu ao barbeiro em torno de 100 quadros e objetos feitos por seu cliente mais famoso. Hoje essas peças de arte estão expostas numa exposição em Madri.

Uma das pessoas que organizou essa exposição conta que a relação entre Picasso e Arias era de uma amizade verdadeira, porque o barbeiro não bajulava o artista. Picasso queixava-se de que, quando chegava num lugar, as outras pessoas o deixavam passar na frente. E ele não gostava disso.

O barbeiro conta num vídeo sobre Picasso que ele “ficava chateado. Fazia questão de chegar ao salão e insistir para ficar na fila. Dizia que o mundo não dava certo com as desigualdades e todo mundo merecia ser tratado igual”.

Nossas celebridades forjadas em reality shows, em novelas, no futebol, na política são muito diferentes de Picasso. Aliás, agem de forma contrária. Ou seja, adoram que lhes estendam um tapete vermelho, não gostam de pagar a conta em restaurantes, querem ocupar a mídia a qualquer preço. Mas a diferença maior com Picasso é que nossas celebridades têm baixos índices de sensibilidade social, de sentimento de solidariedade e de humildade.

P. João Artur Müller da Silva - Editora Sinodal


Autor(a): João Artur Müller da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8468
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br