A gente precisa de uma pausa!

03/07/2020

MOMENTO DE REFLEXÃO

Há poucos dias ouvi uma canção chamada “Pausa” (Calma, o mundo precisa de Pausa) da cantora Vicka. A cantora fez essa canção em poucos dias pensando na situação da Pandemia. Ela mesmo disse: É um momento difícil, mas sempre tem algo positivo para se observar, talvez seja hora para pensar, o que será que o mundo tem a falar? Querendo ou não a gente precisa de uma pausa!

Sem dúvida, esse tempo da pandemia nos convidou e ainda nos convida a pausar e pensar. Como afirmou o escritor Augusto Cury, foi necessário um vírus para desacelerar o planeta, para olharmos mais para dentro de nós e de nossos relacionamentos. Foi preciso um vírus para dar mais valor à vida que ao material.

Muitas vezes reclamávamos de que não tínhamos tempo... Em meio a tudo isso, finalmente tivemos tempo para parar, pensar e valorizar o que realmente importa... Todos sabemos que a nossa vida é preciosa – valiosa!

O que estamos carregando na nossa vida que vale a pena carregar? Você parou e pensou nisso? O que realmente você está carregando na sua mente e no seu coração que dá sentido ao teu viver?

É importante pensar nisso para que não aconteça conosco o que aconteceu com um homem que caminhava por uma estrada muito cansado, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra; em seu peito trazia sacolas e sobre a cabeça ainda equilibrava uma abóbora pesada.

Pelo caminho encontrou uma pessoa que lhe perguntou: - Por que você carrega essa pedra tão grande?
- É estranho, respondeu o homem, mas eu nem notei que a carregava. Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor.

Em seguida outra pessoa o encontrou e perguntou: - Por que você carrega essa abóbora tão pesada?
- Estou contente que me tenha feito essa pergunta, disse o homem, porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo. Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. Um por um, as pessoas foram avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e feliz e viveu como tal.

Qual era na verdade o problema dele? A pedra e a abóbora?
Não. Era a falta de consciência da existência delas em sua vida. Uma vez que percebeu que eram cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado e desanimado. 
Será que a gente também não estava ou ainda está carregando cargas desnecessárias? E isso as vezes sem percebermos. 

Quais são algumas dessas cargas? Talvez os pensamentos negativos; ou ainda permitir que maus julgamentos descansem na mente; ou também ainda carregar uma falsa carga de culpa por coisas que não poderiam ter evitado; quem sabe seja acreditar que temos o controle de todas as coisas – ou ainda acreditar que não existe saída. Calma. Pausa. Na canção Vicka diz: No fim tudo volta ao seu normal. Eu diria de outra forma: no fim tudo pode ser melhor – melhor do que era. Podemos sair dessa mais fortes emocionalmente e espiritualmente!

Todo mundo tem o seu tipo de carga que rouba energia. Quanto mais cedo começarmos a descarregá-la, mais cedo nos sentiremos melhor e caminharemos mais levemente. Claro que para isso precisamos também da ajuda de nosso Salvador Jesus Cristo, pois Ele mesmo prometeu que irá nos ajudar a aliviar nossa carga no Evangelho de Mateus, capítulo 11, versículo 28: “Venham a mim todos que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei”! Pensemos no que nos preocupa, nas cargas que levamos sem perceber e que não possibilitam ter uma vida com sentido e significado. É preciso ter mais esperança nos passos do que tristeza nos ombros. 

Pensou? Calma. O mundo precisa de pausa. Para que tudo possa voltar a ser melhor - com mais fé em Deus, mais esperança, mais amor! Façamos a nossa parte para que assim seja! Confiemos nisso... Deus te abençoe!

Quem quiser pode acompanhar o Vídeo desta reflexão no Youtube - na Página da Paróquia Evangélica de Alto Bela Vista. (https://youtu.be/FctNdRBG9sU)

Pastor Rubeval Küster  -  Paróquia Evangélica de Alto Bela Vista 


Autor(a): Pastor Rubeval Küster
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 28
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57577
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br