A fé no meio da escuridão - Mateus 14.28 - P. Astor Albrecht - 21 de dezembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

21/12/2020

 

A graça e a paz de Jesus, nosso Senhor, estejam com vocês.

Em Mateus 14 temos o relato de uma violenta tempestade, em que Jesus anda sobre as águas em direção aos discípulos que estavam em grande dificuldade. E no v.28 tem o pedido que Pedro faz para Jesus: “Se és tu, Senhor, manda-me ir contigo, por sobre as águas”.

Pedro conhecia a fama destas tempestades: ele era pescador! É possível que ele tenha conhecidos que perderam a vida em tempestades no mar da Galileia. Ele e os demais discípulos já estavam cerca de 9 horas lutando contra a força do vento e das ondas. Em meio aos raios, ondas e escuridão, não é de estranhar a sua vontade de sair daquele barco. Nós também: quando a tempestade nos alcança, queremos sair dela.

São momentos em que as dúvidas sobem no coração: será que Deus está vendo o que acontece comigo? Minha fé está certa? Será que Cristo é mesmo tudo o que a Bíblia ensina dele? Enfrentamos muitas tempestades: temor da morte, fracasso, solidão, vida em tempo de pandemia, trabalho, sustento.

E quando você é colocado contra a parede, como você reage? Apega-se a Deus ou a si mesmo? É a fé ou o medo que ditam o ritmo de sua vida? Numa situação dessas, qual é o melhor lugar? Pedro estava consciente da situação ser muito perigosa, mas ele sabia onde queria estar: “manda-me ir ter contigo”. Ali, com Jesus, é que ele queria estar.

Quando criança, morávamos numa pequena localidade no interior de Santa Catarina. Ali dava muito temporal e, nestas ocasiões, lembro que minha mãe fechava as janelas e onde ela ia eu também ia. O temporal parava? Não! Mas eu precisava estar com quem me sentia protegido.

Quando Pedro pede para ir sobre as águas até junto de Jesus, ele não o está tentando! Ele só quer estar com quem é mais forte do que aquele vento e aquelas ondas. Quer estar com quem lhe dá segurança.

Advento: Jesus veio para você! Deixe que hoje a tua fé te conduza para andar em direção ao Senhor. Nele encontramos ajuda. A fé não vem de uma mesa de negociação onde eu ofereço algo em troca da bondade de Deus. Nada disso! A fé é dar esse passo para fora do barco do esforço humano e colocar-me sob o cuidado do Salvador. E ele está ali!

Jesus disse só uma palavra para Pedro, e foi o bastante: “vem!”. Esta mesma palavra ele dirige para você: “Vem!”. Ouça e de o seu passo. Não tenha medo, pois o Senhor está ali perto com seus braços estendidos.

Oração: Obrigado Senhor que tu vieste por amor a nós. Que não tenhamos medo, mas demos ouvidos ao teu convite. Tu dizes: vem. Deixa-nos experimentar a alegria de sempre contigo estar. A ti seja o louvor. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br