A economia na graça de Deus

Artigo

01/06/2004


A busca por uma Igreja digna de crédito, interessante e atual, em todos os espaços da sociedade moderna, tem sido uma constante durante todo tempo do meu ministério pastoral. Com certeza, é também o impulso que reflete o meu jeito de pensar e de agir como Pastor Sinodal. Muitos são os modelos de Igreja que poderíamos colocar como paradigmas orientadores para as nossas atividades na missão de Deus, para o testemunho evangélico nos dias da atualidade.

Ser membro luterano implica numa vida de qualidade diferenciada. Ó rótulo por si não traz frutos a serviço da transformação da humanidade, assim como não edifica comunidade.

Ser membro luterano implica em vida de qualidade diferenciada. O rótulo, por si, não traz frutos a serviço da transformação da humanidade, assim como não edifica comunidade. Não somos melhores, mas servimos melhor! A ação motivada pela Palavra de Deus em favor da criação e das criaturas não se pode acanhar diante da política da economia do mercado. Os princípios que determinam as leis do mercado e pautados pela ideologia dos custos e dos benefícios e ainda voltados à política dos cortes, não servem para as pessoas que vivem a comunhão de fé. É necessário que se analise se estes princípios que valem nas políticas do mercado não estão fazendo as nossas cabeças e minando a ação do Espírito Santo, que sopra onde ele quer.

Pergunto: não será a tendência de aplicar princípios e leis, que determinam as políticas de mercado, uma das fortes razões para que sejam instalados conflitos de relacionamentos, tensões de conteúdo em nosso campo de trabalho? Jesus deixou uma palavra muito forte, mas extremamente significativa e atual, diante do pedido da mãe de dois discípulos seus: não é assim entre vós! (Mateus 20.20-28). O espírito que reina no contexto da família de pessoas cristãs é diferente daquele que é promovido pelas leis, quando aplicadas na sociedade moderna e na sua economia. No âmbito comunitário e sinodal somente seremos sal da terra e luz do mundo, quando nos orientarmos pela economia da graça de Deus.

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 06/2004


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8072
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br